Blumenau atinge a marca de 500 óbitos em decorrência da Covid

Blumenau atinge a marca de 500 óbitos em decorrência da Covid
Foto: Divulgação

Thursday, 13 May 2021

Cidade registra menor taxa de letalidade do país.

Na última terça-feira, dia 11, Blumenau alcançou a triste marca de 500 óbitos em decorrência da Covid-19. Mesmo tendo uma das menores taxas de letalidade do país e a menor taxa de letalidade em Santa Catarina entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, o município chegou a esta marca após o óbito de uma mulher de 50 anos de idade, com comorbidades, que estava internada em UTI desde o dia 10 de maio.

Para homenagear as vítimas que perderam a vida durante a pandemia de Coronavírus, a Prefeitura plantará, juntamente com a família de uma das primeiras vítimas da Covid-19 no município, Verônica Roncalho de Sousa, uma muda de Ipê-roxo no Parque das Itoupavas. O plantio será feito nesta quinta-feira, dia 13, às 9h30min. 

O ato simboliza todas as vítimas da tragédia na cidade e representa a esperança no enfrentamento à pandemia. Verônica esteve internada em UTI durante quase 20 e faleceu no dia 28 de maio de 2020, aos 69 anos. 

Taxa de letalidade

O município se destaca entre as principais cidades brasileiras com melhores resultados no combate a Covid-19. Blumenau continua em 1º lugar entre as 100 maiores cidades do país com o menor índice de mortes pela Covid-19. Além disso, a cidade também é destaque no Estado, tendo a menor taxa de letalidade de Santa Catarina quando comparada aos municípios com mais de 100 mil habitantes. Blumenau possui ainda uma das maiores taxas de recuperação do Estado, com 97% das pessoas infectadas que passaram pelo período de isolamento e são consideradas recuperadas.

Blumenau no combate à pandemia

Desde o começo da pandemia, o município vem atuando com planejamento e gestão apoiada em evidências, com suporte de equipe técnica de profissionais da área da saúde. O trabalho inclui testagem, rastreamento e isolamento dos casos positivos, além da prescrição de medicação de acordo com avaliação médica individualizada.

Além disso, a Prefeitura trabalhou em parceria com os hospitais da cidade para investir na ampliação de leitos, tanto de enfermaria quanto de Unidades de Terapia Intensiva, as UTIs. Desde o começo da pandemia o município aumentou de 43 para 94 leitos de UTI, sendo 66 leitos ativos e outros 28 leitos ativados conforme demanda, os chamados leitos de guerra.  

Até esta quarta-feira, dia 12, o município registra 51.989 casos de Covid-19. Destes, 50.894 são considerados recuperados e 595 estão em tratamento. Ao todo mais de 180 mil pessoas já realizaram a testagem para identificar a contaminação com vírus. Foram aplicadas mais de 98,9 mil vacinas, entre primeira e segunda doses também já foram aplicadas. 

Árvore de Ipê-roxo

Considerada a árvore símbolo da nossa cidade devido à exuberância da sua florada, o Ipê-roxo (Handroanthus impetiginosus) é uma árvore nativa da Floresta Atlântica.
Suas flores são roxas e aparecem entre os meses de julho a setembro, época em que perde todas as folhas. É uma das espécies mais populares no paisagismo brasileiro, por sua beleza quando em floração.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE