Julho termina com onda de frio intensa e neve

Julho termina com onda de frio intensa e neve
Foto: Reprodução

Monday, 26 July 2021

Confira a seguir tudo que pode ocorrer durante a passagem desta grande e forte frente fria sobre o Brasil, no período de 26 a 31 de julho de 2021.

Julho se despende com frio muito intenso em vários estados do Brasil, temperaturas negativas, muita geada e novamente a chance de neve ,e por mais de um dia consecutivo. Tudo isso é consequência de uma grande e forte frente fria que avança sobre o país na última semana de julho de 2021, que virá associada a uma massa de ar frio de origem polar muito forte, possivelmente a mais forte deste ano até agora, e a um ciclone extratropical, que será importante para a ocorrência da neve e de outras precipitações de inverno.
 
Saiba porque a massa de ar frio de origem polar desta frente fria está sendo tão comentada e o que realmente é possível ocorrer, com análises cuidadosas dos meteorologistas da Climatempo . Não vamos "esconder o frio", mas vamos esclarecer a situação meteorológica do fim de julho de 2021 que, de fato, é especial, vai exigir esforços redobrados de toda a nossa equipe de operação e de comunicação, para monitorar e informar para o grande público, os muitos eventos meteorológicos excepcionais associados com a passagem desta intensa frente fria de inverno sobre o país.
Confira a seguir tudo que pode ocorrer durante a passagem desta grande e forte frente fria sobre o Brasil, no período de 26 a 31 de julho de 2021.
 
Quando a frente fria vai chegar?
 
A frente fria que traz a forte massa de ar frio chega ao Rio Grande do Sul na segunda-feira, 26 de julho, com chuva e queda da temperatura no estado. No dia 27 de julho, terça, as nuvens com chuva e o ar frio se espalham sobre Santa Catarina, Paraná e pelo oeste e sul de Mato Grosso do Sul. São Paulo tem dia quente e o extremo sul do estado poderá ter alguma chuva.
 
Durante os dias 28 e 29 de julho, a frente fria avança sobre os estados do Sudeste e do Centro-Oeste, mas a chuva será em poucas áreas de alguns estados. O ar frio de origem polar entra mais forte sobre o Brasil causando queda de temperatura mais intensa no Sul, em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste e chegando a Rondônia, Acre e ao sul do Amazonas.
 
No dia 29 de julho, a Clima tempo prevê que esta frente fria tecnicamente já terá efeito sobre o sul do Pará, Tocantins e oeste/sul da Bahia, especialmente estimulando alguma nebulosidade, mas a chance de chover é baixa. O vento frio chega moderado a estas áreas e ameniza o calor.
 
Nos dias 30 e 31 de julho, esta frente fria deve continuar seu deslocamento sobre o Nordeste, estimulando a chuva pelo leste da Bahia e Sergipe.
Quando será o pico do frio?
 
Para a maioria das áreas do Brasil que serão influenciadas por esta forte massa de ar de origem polar, o pico do frio acontece nos dias 29 e 30 de julho, quinta e sexta-feira, quando se espera as mais baixas temperaturas no país, dentro dos dias de atuação desta onda de frio.
É nesses dias que o centro da massa de ar frio, que é a região onde o frio é mais intenso, estará ingressando (29) e ainda passando sobre o Rio Grande do Sul. Mas é possível que no dia 31 de julho, algumas regiões gaúchas esfriem um pouco mais.
 
É fato que esta onda de frio será tão intensa quanto a observada entre os dias 19 e 21 de julho de 2021, especialmente na região Sul do Brasil. Por isso, áreas que já foram prejudicadas devido às duas ondas de frio que atingiram o país, devem manter alerta redobrado ao final do mês para o frio que volta a tomar conta de parte do território brasileiro.
 
Qual a menor temperatura estimada nesta onda de frio?
 
Até o dia 24 de julho, a menor temperatura registrada no Brasil em 2021 foi de -8,2°C, no dia 20 de julho, em Urupema, localizada na parte mais elevada da serra de Santa Catarina, conforme medição do Epagri-Ciram.
 
A Climatempo estima que um novo recorde poderá ser estabelecido, muito provavelmente na serra catarinense ou gaúcha, com algum valor entre -8°C e -10°C.
 
Risco de morte de pessoas
 
O resfriamento sobre os estados da Região Sul, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul, em áreas do centro-sul do Rio De Janeiro , centro-sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, sul de Goiás, sul e oeste de Mato Grosso será intenso nos últimos dias de julho de 2021. Além da baixa temperatura, a sensação térmica de frio será aumentada pela ação de ventos moderados.
 
A sequência de dias gelados poderá causar, direta ou indiretamente, a morte de pessoas em situação vulnerável e de moradores de rua, quer por hipotermia ou uso de aquecedores inadequados, fogareiros, pequenas fogueiras à base de algum combustível. Atenção especial com as pessoas idosas e crianças.
Temperatura abaixo de zero
 
A passagem desta nova massa de ar frio tem potencial para realmente gelar o Brasil novamente. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Sul de Minas e o Sul do Rio de Janeiro poderão registrar temperaturas negativas.
 
O atual recorde de frio no Brasil, considerando locais habitados, com atividade humana regular, é de -8,2°C no dia 20 de julho, em Urupema, cidade na parte mais elevada da serra de Santa Catarina, conforme medição do Epagri-Ciram.
 
No dia 1 de julho houve registro de -9,9°C na estação localizada no parque nacional do Itatiaia, a 2450 m de altitude. Por ser um lugar desabitado, a Climatempo adota como critério não considerar os dados desta estação para efeito de temperaturas recordes no Brasil
Neve
 
O ar frio intenso combinado à entrada de umidade prevista para o final da próxima semana, favorece a ocorrência de diversos tipos de precipitação invernal, inclusive queda de neve ! A chance de nevar prognosticada pelos modelos atmosféricos é muito maior agora do que nos eventos das ondas de frio de meados de julho e da virada de junho para julho.
 
A neve é esperada para os dias 28 e 29 de julho nas áreas de planalto e serra do Rio Grande do Sul, planalto sul, serra, planalto norte e meio-oeste de Santa Catarina, e no sul do Paraná.
Não se descarta completamente alguma precipitação de inverno no extremo sul gaúcho, região entre Pelotas, Bagé e o Chuí.
 
Confira o mapa da previsão de neve
 
 
Geada

A geada volta a se formar nos estados do Sul, em São Paulo, em Mato Grosso do Sul, no Sul de Minas e também há condições para geada no Sul do Rio de janeiro e na região serrana fluminense

Porém, os estados da Região Sul devem experimentar novamente geada ampla e de forte intensidade, que certamente vão causar mais prejuízos para a agricultura.

Numa escala de alerta de geada, o risco é altíssimo os estados do Sul, inclusive de geada forte; risco alto no sul de Mato Grosso do Sul e no oeste e sul de São Paulo e na Mantiqueira; risco médio na região serrana do Rio de Janeiro e na Grande São Paulo.

Atenção: há indicação de reforço de ar frio para o início de agosto. É possível que a primeira semana deste mês ainda seja muito fria no Sul e no Sudeste, e com noites frias no Centro-Oeste, em função da entrada de mais ar polar. Se isto se confirmar, a chance de geada deve permanecer média a alta no Sudeste e no Sul do Brasil

Safra de café 2022 foi comprometida pela geada de meados de julho

Recordes de frio em capitais

Novos recordes de frio, pelo menos para o ano de 2021, poderão ser estabelecidos nas capitais da Região Sul, do Sudeste e em Campo Grande .

Confira as estimativas de temperatura mais audaciosas feitas pela Climatempo, dos menores valores que poderão ocorrer em diversas capitais, entre os dias 27 e 31 de julho de 2021, período de atuação desta nova e forte massa de ar frio de origem. Todas as previsões foram feitas com base nas condições atmosféricas observadas até o dia 24 de julho e poderão sofrer alterações para mais ou para menos, à medida que se observa o impacto real da onda de frio.

A maior chance de novos recordes de frio é para as capitais: Porto Alegre , Florianópolis , Curitiba , Campo Grande, São Paulo e Belo Horizonte .

  • Porto Alegre: entre 2,0°C e 4,0°C
  • Florianópolis: entre 4,0°C e 6,0°C
  • Curitiba: -2,0°C a 0,0°C
  • São Paulo: entre 3,0°C e 5,0°C
  • Rio de Janeiro: entre 8,0°C e 10,0°C
  • Belo Horizonte: entre 9,0°C e 11,0°C
  • Vitória: entre 12°C e 14,0°C
  • Campo Grande: entre 4,0°C e 6,0°C
  • Cuiabá: entre 9,0°C e 11,0°C
  • Goiânia: entre 10,0°C e 12,0°C
  • Brasília: entre 9,0°C e 11,0°C
  • Porto Velho: entre 12,0°C e 14,0°C
  • Rio Branco: entre 11,0°C e 13,0°C


Ciclone extratropical

O ciclone extratropical associado a esta frente fria deve ser organizar sobre o mar, durante o dia 26 de julho, próximo do litoral da província de Buenos Aires, na Argentina, e do Uruguai. Porém, no decorrer do dia 28 de julho, quarta-feira, este ciclone se intensifica e começa a avançar pelo oceano em direção ao litoral do Rio Grande do Sul. No dia 29 de julho, o ciclone ainda estará na costa gaúcha.

A circulação ciclônica (no sentido das horas do relógio) acontece ao mesmo tempo em vários níveis da atmosfera e vai injetar umidade sobre o Sul do Brasil nos dias 28 e 29 de julho de 2021.

É essa umidade e o ar gelado que estará entrando sobre o Sul do Brasil que vai permitir a formação das precipitações de inverno.

A combinação de ciclone extratropical próximo do litoral da Região Sul, ao mesmo tempo que ocorre a entrada de muito ar frio é a situação ideal para a formação de nuvens que podem conter neve .

Ressaca

Este ciclone extratropical também será responsável por forte agitação marítima que vai gerar grandes ondas que vão se espalhar pela costa do Sul e do Sudeste entre os dias 28 e 30 de julho. O alerta é para ressacas que podem ser as mais fortes deste ano até agora

Quais os estados que vão sentir um ou mais fenômenos de inverno com a passagem desta forte frente fria?

Estes fenômenos devem ser observados em pelo menos 1 dia no período de 26 a 31 de julho de 2021.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE