Como levar a Internet a todos os cantos da sua casa

Como levar a Internet a todos os cantos da sua casa
Foto: Pixabay

Monday, 23 August 2021

Conheça as três tarefas principais para melhorar a internet sem fio na sua casa.

O acesso à Internet em casa tornou-se quase tão essencial quanto a eletricidade e a água. Mas problemas para obter Wi-Fi em todos os cantos de um imóvel não são incomuns. Se você tem pontos mortos ou espaços onde o sinal é fraco, não transforme isso em um pesadelo moderno.

Tempos de carregamento ruins e conexões perdidas podem testar sua paciência ao navegar na Internet, jogar videogames ou assistir um programa no streaming. Mas seja qual for o tamanho e a forma do lugar em que você vive, existem várias medidas que você pode tomar para solucionar o problema.

Para ter Internet sem fio em casa, três tarefas principais precisam ser realizadas:

A casa precisa de uma conexão com a Internet. Este trabalho é executado por um modem.

Vários computadores e dispositivos devem ser capazes de compartilhar a mesma conexão com a Internet. Este trabalho é executado por um roteador wireless.

Os computadores e dispositivos devem ser capazes de se conectar sem fio a esta conexão compartilhada. Este trabalho é executado por um ou mais pontos de acesso sem fio.

Embora estas sejam três funções separadas, elas são frequentemente executadas pelo mesmo dispositivo, uma “central doméstica”, ou dividida entre dois dispositivos – um modem e um roteador.

Tradicionalmente, presumia-se que um único roteador sem fio e, portanto, um único ponto de acesso, forneceria uma rede boa o suficiente para a maioria das residências. Mas tornou-se evidente que essa tarefa em questão geralmente é muito grande.

As dicas abaixo o ajudarão a entender por que o sinal de Wi-Fi pode ficar fraco e como melhorá-lo de forma econômica.

Ajuste o posicionamento do roteador

Mudar a posição do roteador fornecido por seu provedor de serviços de Internet pode parecer uma solução primitiva para um problema técnico, mas pode fazer uma diferença significativa. Se possível, posicione o roteador em algum lugar no meio da casa ou o mais próximo possível dos dispositivos que precisarão dele.

Mesmo que o roteador ou repetidor de sinal Wi-Fi tenham uma aparência que não combine com a decoração, escondê-lo atrás da TV ou de um porta-retrato não é uma boa ideia. Resista a este impulso, pois um roteador totalmente aparente, sem obstruções e com as antenas apontadas para cima, terá um desempenho melhor.

Além disso, os sinais de Wi-Fi lutam para atravessar paredes de concreto ou tijolo. Dispositivos sem fio, como micro-ondas e babás eletrônicas, também podem interferir nas velocidades de Wi-Fi, então tenha isso em mente quando estiver procurando um local para colocá-lo. O posicionamento criativo do roteador pode ser uma maneira rápida e fácil de eliminar pontos inativos do Wi-Fi.

Você também deve observar que laptops, tablets e smartphones mais recentes terão adaptadores Wi-Fi mais sensíveis do que aqueles dispositivos com hardware mais antigo. Portanto, se você puder, coloque seu computador e equipamentos mais antigos o mais próximo possível do roteador e deixe os dispositivos atuais mais distantes.

Invista em um roteador inteligente

A indústria da tecnologia trabalha incessantemente para aprimorar os seus dispositivos. Recém-lançados no mercado, os novos roteadores D-Link chegam com a proposta de aprimorar o desempenho do Wi-Fi, melhorando a eficiência e a cobertura, para atender as necessidades de todos os usuários. Os dispositivos mais modernos da D-Link otimizam o Wi-Fi residencial, oferecendo experiências online poderosas e de alta qualidade para toda a família, em uma vasta gama de dispositivos.

Compre um repetidor Wi-Fi

Não é possível que um único roteador sem fio sozinho penetre a interferência e os obstáculos em residências com muitos cômodos, paredes de concreto, vários andares e assim por diante. Portanto, a cobertura insuficiente é um problema generalizado e o uso de repetidores Wi-Fi está aumentando.

Um repetidor ou amplificador de Wi-Fi é um dispositivo que encaminha sinais sem fio do roteador para cobrir uma área maior, como vários cômodos de uma casa. O repetidor cria uma nova rede, com base nos sinais da rede de origem, e os usuários que se conectam ao repetidor estão, portanto, em uma rede separada. Se você tiver mais de um repetidor, cada repetidor adicionará sua própria rede.

Um repetidor não possui funcionalidade de roteador ou modem, nem pode funcionar como um ponto de acesso sem fio independente; ele depende da obtenção de sinais sem fio que o ponto de acesso original pode transmitir. Os repetidores Wi-Fi vêm em muitos modelos e configurações – mas a grande maioria deles perde um pouco de velocidade e estabilidade ao longo do caminho. Dito isso, se as velocidades altas não forem um problema, você pode considerá-los.

Verifique se há atualizações do roteador

Embora não sejam tão frequentes quanto as atualizações de aplicativos, os fabricantes de roteadores às vezes emitem resoluções de estabilidade por meio de atualizações de driver. Acesse o site do fabricante para baixar todas as novas atualizações e alterações de manutenção do seu roteador.

Execute um teste de velocidade da sua Internet

Se você seguiu essas etapas e ainda não vê uma melhoria, verifique se a Internet que entra em sua casa está funcionando como deveria. Execute um teste de velocidade – e se ela for significativamente menor do que o valor pelo qual você está pagando, pode ser necessário discutir esse assunto com seu provedor, talvez até substituir o seu modem. Mas se o seu teste de velocidade corresponder à sua conta de Internet, mas ainda assim parecer lento, pode ser hora de procurar um plano melhor.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE