Blumenau ganha centro de tratamento de sequelas de Covid

Blumenau ganha centro de tratamento de sequelas de Covid
Foto: Divulgação

Friday, 27 August 2021

Estrutura localizada no Hospital Universitário da Furb vai beneficiar moradores de Blumenau e outros municípios da AMVE.

A partir de agora, o morador do bairro da Velha, Maurílio Paulino, de 71 anos, vai contar com suporte multidiscipliar de psicólogos e médicos de diversas especialidades para se recuperar da Covid-19. Isso porque o Centro Regional Interprofissional Especializado Pós-Covid (CRIE) estruturado no Hospital Universitário da Furb começou atender nesta quinta-feira, dia 26, moradores de Blumenau e outros municípios do Médio Vale do Itajaí.

A solenidade de entrega oficial do espaço contou com a presença do prefeito Mário Hildebrandt, da vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar, do secretário de Promoção da Saúde (Semus) Winnetou Krambeck, da reitora Marcia Cristina Sardá Espindola e do vice-reitor Dr. João Luiz Gurgel, ambos representando a Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb). A estrutura montada no Hospital Universitário da Furb está localizada na rua Samuel Morse, nº 768, no bairro Fortaleza Alta.

No local, as equipes multidisciplinares irão cadastrar e monitorar os pacientes considerados recuperados e que apresentam sequelas relacionadas a doenças causadas pela Covid-19. A população contará com profissionais de áreas como enfermagem, psicologia, psiquiatria, nutrição, fisioterapia, educação física, farmácia, pneumonolgia, cardiologia, neurologia, entre outros, que serão ofertados ou indicados conforme orientação ou avaliação médica.

O prefeito Mário Hildebrandt destaca a importância do novo espaço. “O nosso compromisso sempre foi a vida das pessoas e aqui estamos concretizando mais uma conquista. Neste espaço poderemos atender 65 novos pacientes todos os meses, além de executar 915 procedimentos mensais”, ressalta.  O Centro Regional vai oferecer consulta médica com especialistas, exames complementares, atividade educativa em grupo para cuidadores, familiares e pacientes.

O agendamento das consultas e exames será feito por meio do Sistema de Regulação, de acordo com o estabelecido na Política Nacional e Estadual de Regulação. A solicitação para acompanhamento deverá ser feita na unidade de saúde de referência do usuário morador de uma das cidades que integram o convênio. A prescrição de medicamentos também vai seguir a Política Nacional de Medicamentos, respeitando os limites da REMUME de cada município.

Morador de Blumenau vai receber tratamento pós-Covid no CRIE

O aposentado Maurílio Paulino, foi diagnosticado com Covid-19 no mês de novembro do ano passado. Não precisou ser internado, mas contou com o suporte dos filhos que atuam na área da saúde e diuturnamente monitoravam o estado de saúde do pai que é diabético. 

Sempre muito ativo, adorava praticar trilhas especialmente na ligação Velha-Garcia. Em janeiro desde ano, Maurilio sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que afetou a parte motora. Recentemente, passou a desenvolver um Ataque Isquêmico Transitório (AIT), que causa paralisia temporária do lado direito do corpo. Nos últimos meses, a família tem dado suporte para manter a saúde física e mental do pai. 

Convênio assinado pelo prefeito de Blumenau

No começo do mês, o prefeito Mário Hildebrandt assinou junto ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI), assinou um convênio com investimento anual de R$ 1 milhão para criação da estrutura que vai beneficiar pacientes de Blumenau e outros municípios da Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE). 

Casos graves terão prioridade

Entre os pacientes que devem ter prioridade no atendimento são aqueles que estiveram internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou em enfermaria. Na seqüência da fila aparecem pessoas que precisaram de atendimento nos Prontos Atendimentos dos hospitais e por fim, quem não precisou de internação mas apresenta sequelas.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE