Morro atrás do Neumarkt pode ganhar três prédios

Morro atrás do Neumarkt pode ganhar três prédios
Foto: Divulgação

Friday, 24 September 2021

O local onde fica o Parque São Francisco de Assis está para ganhar dois prédios residenciais com 18 andares e um comercial com oito andares.

Sabe o morro do Shopping Neumarkt? Aquela subida que termina na entrada do Parque São Francisco de Assis. Então: desde 2017 a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil (dona de todas aquelas terras) planejava construir naquela área.

Naquela época o projeto era para quatro prédios de 10 andares cada e foi visto pelo Conselho Municipal de Planejamento Urbano de Blumenau (Coplan) com certa desconfiança.

Hoje, quatro anos depois, um novo projeto foi apresentado – e aprovado – no conselho. A intenção é de construir dois edifícios residenciais de 18 andares e um terceiro, comercial, com oito andares. A construção foi aprovada e tomara uma área de 37 mil m².

Agora os franciscanos deverão encomendar um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e, só então, encontrar uma construtora disposta a construir os prédios. O que não deverá ser difícil.

O empreendimento certamente mudará o cenário do centro da cidade e discuti-se sobre os efeitos que possa ter no trânsito (principalmente da rua do morro ao lado do shopping, que não tem saída) e os impactos que possa vir a trazer para o Parque São Francisco, que é uma importante reserva ambiental com diversificadas fauna e flora em pleno Centro.

Contudo, vale lembrar que em 1990 a Província Franciscana doou para o município 230 mil m² (onde hoje fica o Parque) em troca de autorização para construir em 22 mil m² de seu próprio terreno. Para se adequar à mudança de projeto, mais 7 mil m² devem ser doados ao município.

Certamente será uma localização privilegiada e cria curiosidade sobre como ficará a paisagem.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE