Somente 30 veículos de transporte escolar foram vistoriados pela Seterb

Somente 30 veículos de transporte escolar foram vistoriados pela Seterb
Foto: Divulgação

Thursday, 03 February 2022

Ano letivo inicia na próxima segunda, dia 7, e a liberação para a prestação do serviço só ocorre após inspeção da secretaria

Na próxima segunda-feira, dia 7, inicia o ano letivo em toda a rede de ensino na cidade de Blumenau e apenas 30 veículos de transporte escolar foram levados até a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb) para realização da vistoria obrigatória. 

O diretor de Transportes, Lairto Leite, alerta para a importância do procedimento. “Essa é uma das ações preventivas oferecidas pela Seterb para a comunidade e pode garantir a segurança dos alunos transportados. No ano passado, neste mesmo período, 90 veículos foram vistoriados, até agora apenas um terço desse total nos procurou para a regularização”, afirma.  

A Seterb informa que a inspeção é válida para o primeiro semestre do ano letivo e é obrigatória. Estarão liberados para prestar o serviço somente os veículos que estiverem autorizados pela secretaria, com o Selo Amarelo colado junto ao pára-brisa.  O objetivo é coibir o transporte irregular no município e proporcionar tranquilidade aos pais na contratação deste tipo de serviço. 

A vistoria deverá ser agendada por meio do telefone (47) 3381-7006 ou pelo WhatsApp (47) 99936-3977. Após o agendamento prévio, os veículos são vistoriados de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na sede da secretaria, na Rua 2 de Setembro, 1222, no bairro Itoupava Norte.  

Durante a vistoria, são avaliadas as condições do veículo, como as luzes, cintos de segurança, pneus, extintores de incêndio, faixas laterais e traseiras amarelas com a indicação de ser veículo escolar, entre outros. Além disto, também são conferidos os documentos do veículo, monitor e motorista. 

Documentos necessários:

Monitor:

RG, uma foto 3x4 e autorização dos pais ou responsáveis em caso de menor de 18 anos (lembrando que a  idade mínima para atuar como monitor é  16 anos).
O comprovante de vacinação contra COVID
 
Motorista:

Curso de Condutor
CNH categoria D ou E e constando a observação que Exerce Atividade Remunerada (EAR).
O comprovante de vacinação contra COVID 
Permissionário:
Alvará
Vistoria veicular do Inmetro
Aferição do tacógrafo.
Listagem das crianças transportadas
O comprovante de vacinação contra COVID
O condutor precisa estar credenciado na Seterb e ter a carteirinha que autoriza a prestação do serviço.  
Em relação às medidas sanitárias os protocolos e cuidados devido à pandemia deverão continuar a ser seguidos pelos profissionais do transporte escolar no ano letivo. 
  
Entre as regras estão à disponibilização de álcool em gel 70%, no embarque e interior dos veículos, e uso de termômetro infravermelho para aferir a temperatura no embarque dos alunos.
   
No interior do veículo deve ser afixado cartaz com as orientações aos passageiros sobre os cuidados com o Coronavírus. 
 
O uso de máscaras é obrigatório para todos os ocupantes do veículo, monitores e motoristas.
Qualquer observação de irregularidade, os pais devem informar a Seterb por meio da ouvidoria do município (156, opção 3), pelo telefone 3381-7022 ou e-mail ouvidoria@seterb.sc.gov.br.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE