UFSC divulga resultados do Vestibular 2022

UFSC divulga resultados do Vestibular 2022
Foto: Divulgação

Monday, 21 February 2022

Além disso, também são divulgados os resultados do processo seletivo de Educação do Campo.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou na manhã desta sexta-feira, 18 de fevereiro, os resultados do Vestibular 2022 e do Processo Seletivo UFSC/2022 – Educação do Campo. Os listões com os nomes dos aprovados podem ser conferidos em vestibular2022.ufsc.br e educacaodocampo2022.ufsc.br. O anúncio ocorreu em evento on-line, transmitido pelo Youtube, ocasião em que foram apresentados os dez primeiros colocados da listagem geral do Vestibular e os três primeiros classificados oriundos de escola pública.

O Vestibular UFSC 2022 teve 18.141 inscritos, sendo 1.074 treineiros e 17.067 candidatos concorrendo a uma das 4.521 vagas oferecidas em 98 cursos de graduação nos cinco campi da Universidade (Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville). Mais de 2,3 mil pessoas fizeram parte da equipe de apoio que trabalhou para a realização das provas.

Ao dar as boas-vindas aos calouros, a presidente da Coperve, Maria José Baldessar, destacou o esforço da equipe envolvida no concurso, que trabalhou desde abril do ano passado para a realização do vestibular, e os desafios logísticos de se organizar um evento desse porte em meio à pandemia de covid-19. “Para nós, Coperve, implica desde a gente pensar no bandeide e na caixinha de medicamentos, até pensar na ventilação da sala e na limpeza. Todas as nossas decisões foram baseadas nas orientações da Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico da UFSC.” 

O pró-reitor de Graduação, Daniel de Santana Vasconcelos, também aproveitou a ocasião para falar de alguns dos serviços que a universidade oferece para apoio aos estudantes, como a assistência estudantil, ofertada por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, e o Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape). “A partir de agora, a UFSC tem as portas abertas para que vocês possam ser UFSC em todos os sentidos. Vivenciar o dia a dia de uma universidade, vivenciar o dia a dia do curso de graduação que vocês escolheram, vivenciar a pesquisa acadêmica, as monitorias, a iniciação científica, vivenciar a extensão universitária, os corredores que estarão de novo cheios de estudantes a partir abril, as salas, os professores, os colegas novos que vocês farão, os conhecimentos novos que vão se somar aos conhecimentos que vocês possuem, essa aventura que é o ensino superior.”

O reitor, Ubaldo Cesar Balthazar, por sua vez, chamou a atenção para o trabalho de docentes, técnicos e estudantes no enfrentamento à pandemia e na preparação para receber os novos estudantes “que já irão ingressar presencialmente em uma das melhores e mais inovadoras universidades do Brasil e da América Latina”. “Queremos recebê-los com muita alegria e desejando a todos e a todas uma feliz estada na nossa universidade, que seja um período de aprendizado, de maturidade, que a UFSC seja uma escola, para todos vocês, de crescimento social, intelectual e político. Parabéns! Sejam todos bem-vindos à nossa Universidade Federal de Santa Catarina”, complementou o reitor.

Matrícula

Todos os candidatos classificados, tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre letivo, devem realizar a matrícula em duas etapas. A primeira, chamada de Etapa On-line, vai de 22 a 25 de fevereiro. Nela, todos os aprovados devem fazer a confirmação de interesse de matrícula pelos sites simig.sistemas.ufsc.br, vestibular2022.ufsc.br ou educacaodocampo2022.ufsc.br (para os classificados no processo seletivo de Educação do Campo). Já a etapa documental vai de 4 de março a 7 de abril. Nesse período, será necessário enviar os documentos, por e-mail, para as respectivas coordenadorias de curso. A documentação para validação da autodeclaração (de pessoa com deficiência; de indígenas ou de preto ou pardo – cota para PPI –; e renda) deve ser enviada de 4 a 9 de março.

Mais informações nas portarias de matrícula para os classificados no vestibular e para os aprovados em Educação do Campo.

Primeiros classificados

Confira os nomes dos dez melhores colocados na classificação geral:

1 – Pedro Pereira Ramires – Medicina
2 – Rúbia de Córdova Caetani – Medicina
3 – Guilherme Ryuji Weber Nakamura – Engenharia Mecânica
4 – Frederico Catapan Narciso – Engenharia Mecânica
5 – Leonardo Sales Luna – Medicina
6 – João Gabriel dos Santos – Medicina
7 – André Silva Wagner – Medicina
8 – Alícia Sophia Sandini Miranda – Medicina
9 – Viviane Müller – Medicina
10 – Ramon Francescolli Costa – Medicina

Primeiros colocados entre os estudantes de escolas públicas:

1 – Catherine Tomaszewski – Medicina
2 – Guilherme Henrique Donatti – Medicina
3 – Leticia Balbinott – Medicina

Reopção

Ainda nesta sexta-feira (18/02) será divulgado o edital de reopção, no qual podem se inscrever os candidatos que participaram do Vestibular UFSC 2022, mas não se classificaram em primeira chamada. Para mais informações, acompanhe o site vestibular2022.ufsc.br.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE