Covid-19: Vacinação infantil começa nas escolas

Covid-19: Vacinação infantil começa nas escolas
Foto: Divulgação

Monday, 14 March 2022

Somente serão vacinadas com a primeira dose crianças cujos pais autorizaram.

A partir desta segunda-feira, dia 14, a Prefeitura de Blumenau inicia a aplicação da vacina contra a Covid-19 em escolas da rede pública e privada, além de Centros de Educação Infantil (CEIs). Os alunos com idade entre 5 e 11 anos da Escola Básica Municipal (EBM) Bilíngue Professora Helena M.N. Winckler e do Espaço de Educação Infantil (EEI) Iesa Maria Waldrich, localizados no bairro Velha, serão os primeiros atendidos pela ação.

A aplicação acontece em dois períodos do dia, às 8h30 e às 14h. Somente serão vacinadas com a primeira dose crianças cujos pais autorizaram. Se no momento da vacinação a criança não quiser receber o imunizante, a decisão será respeitada e ela não será vacinada naquele momento. A orientação é para que pais ou responsáveis enviem a carteira de vacinação da criança no dia da aplicação. 

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, reafirma o compromisso do governo em vacinar a população. “Nossa gestão faz um governo voltado às pessoas e essa é mais uma ação que leva saúde para os bairros. Ainda que a vacinação não seja obrigatória, estamos trabalhando para vacinar 100% da população contra a Covid-19“, salienta.

Nos demais dias da semana, a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), organiza a aplicação da vacina em outros educandários. Quando estiver no prazo, a segunda dose da vacina infantil também será feita no ambiente escolar. Conforme orientação do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, para crianças de 5 anos devem ser usados imunizantes da marca Pfizer e para crianças de 6 a 11 anos, podem ser administradas vacinas da marca Pfizer ou Coronavac.

“Nós contamos com a conscientização dos pais e responsáveis para imunizar todas as nossas crianças da cidade. Até os 12 anos de idade as crianças recebem mais de 20 tipos de vacinas e isso garante a qualidade de vida dos pequenos no futuro”, enfatiza a vice-prefeita e coordenadora do Programa Municipal de Imunização contra a Covid-19, Maria Regina Soar.

Cartilha Informativa

Para conscientizar pais e responsáveis, o Município elaborou uma cartilha informativa com dados científicos sobre a vacinação pediátrica. O material possui, no verso, uma declaração para que pais ou responsáveis legais pela criança de 5 a 11 anos possam autorizar a aplicação da vacina. O material também contém a informação de que a vacina contra a Covid-19 não é obrigatória.

Cobertura vacinal infantil

Até esta sexta-feira, dia 11, Blumenau vacinou 7,4 mil crianças contra a Covid-19. O número representa 24,7% das 30 mil pessoas que possuem entre 5 e 11 anos na cidade, segundo projeção do IBGE. A Prefeitura trabalha para vacinar 100% deste público. Até o momento, também já foram aplicadas 154 vacinas de segunda dose no público infantil - o que representa 0,5% de imunizados nesta faixa etária.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE