Saiba como conseguir 90% de desconto no IPVA

Saiba como conseguir 90% de desconto no IPVA
Foto: Divulgação

Thursday, 16 June 2022

Veja como conseguir até 90% de desconto no IPVA caso o imposto esteja atrasado.

Motoristas que estão com o IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) atrasado poderão aderir ao programa Recupera IPVA. Normalmente, ele promete desconto de até 90% nos juros e multas, ajudando os motoristas devedores a regularizar o imposto. Esse recurso é somente para os donos de veículos do Estado do Rio de Janeiro.

As definições sobre as regras para aderir ao programa foram publicadas no Diário Oficial no início deste mês. Segundo as resoluções, quem estiver com dívidas em aberto pode solicitar um parcelamento de até 24 meses. É provável que você possa refinanciar os débitos inscritos ou não na Dívida Ativa que foram feitos até 30 de novembro de 2020.

O Imposto é uma fonte de receita para os estados, que utilizam os recursos em algumas áreas, como saúde, educação e segurança. Hoje em dia, somente no RJ, 1,7 milhão de veículos estão com débitos inscritos ou não na Dívida Ativa, referente a R$ 1,4 bilhão de recursos.

Como posso aderir ao programa?

Os motoristas que estão com o IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) atrasado e que não estão inscritos na Dívida Ativa podem participar do programa através do site da Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro.

  • Primeiro, clique em “Atendimento Digital”;
  • A validação da operação deverá ser realizada pelo sistema Gov.br ou pelo certificado digital;
  • Após a identificação, os débitos em aberto e as formas de pagamento disponíveis aparecerão na tela;
  • O motorista precisará escolher qual a melhor opção conforme sua renda;
  • Por fim, vá para a página de emissão do Darj (Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro).

É importante lembrar que o contribuinte precisa acessar o portal no 1º dia de cada mês para imprimir o Darj com o valor atualizado da prestação, no qual o vencimento será sempre no dia 5.

Agora, com relação aos débitos inscritos em Dívida Ativa, é importante que o contribuinte acesse o portal da Procuradoria-Geral do Estado.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE