Simulado amanhã no Santa Isabel mobilizará 236 profissionais

Simulado amanhã no Santa Isabel mobilizará 236 profissionais
Foto: Divulgação

Friday, 08 July 2022

Além das equipes, 38 viaturas participarão do treinamento, incluindo a aeronave Arcanjo.

Apesar de todo realismo que irá parecer, a evacuação parcial do Hospital Santa Isabel no próximo sábado, dia 9, será uma ação do 1º Simulado de Preparação para Desastres em Hospitais. A operação inédita no município de Blumenau mobilizará 236 profissionais entre médicos e enfermeiros, bombeiros, militares, servidores estaduais e municipais, outros envolvidos.

A ação contará também com 38 viaturas, entre ambulâncias, caminhões, motocicletas, incluindo a aeronave do Arcanjo. Os agentes da Guarda Municipal de Trânsito estarão no local conduzindo o trânsito para que cause o menor impacto possível. Já o Hospital Santa Isabel terá sua rotina normal nos atendimentos e procedimentos, tendo como modificação, apenas o horário de visitas, que será liberado somente após as 13h, exceto aos pacientes de UTI e UCO, que segue com horário normal.

O treinamento no Hospital Santa Isabel será crucial para capacitarmos todas as instituições envolvidas, sejam elas públicas ou privadas, salienta o secretário da Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina. “O momento de treinar, observar e errar é agora no simulado, pois se um dia necessitarmos de uma operação deste porte, os profissionais precisarão estar preparados para evacuar a unidade afetada em segurança”, analisa.

O cenário do simulado será um incêndio de grande proporção no Hospital Santa Isabel, atingindo três alas, entre elas a UTI Geral e UTI Coronariana, onde supostas 30 vítimas seriam atingidas. A partir do alerta de incêndio os brigadistas da unidade acionam bombeiros e Defesa Civil e iniciam o aparato de evacuação da edificação.

Enquanto pacientes, profissionais e visitantes são conduzidos para fora do hospital, às demais equipes de suporte serão acionadas para atender estas vítimas fictícias e encaminhar para o Hospital Santo Antônio, Hospital Santa Catarina e Complexo Integrado de Saúde da FURB. O Hospital Misericordia na Vila Itoupava fica de sobreaviso caso haja necessidade de algum auxílio.

O Hospital Santa Isabel que será a primeira unidade hospitalar a sediar o simulado dispõe de uma estrutura de 7 pavimentos, com aproximadamente 300 leitos, sendo destes, 30 destinados a UTI. E segundo a direção da unidade, mais de mil pessoas por dia circulam dentro da unidade, entre profissionais, pacientes e visitantes.

Após ser apresentado o simulado na última segunda-feira, durante a reunião da Comissão Municipal de Defesa Civil (COMDEC) e do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), uma visita técnica ao Hospital Santa Isabel também ocorreu nesta semana entre os profissionais envolvidos na operação.

Julho Laranja

O simulado do Hospital Santa Isabel faz parte da programação de atividades do Julho Laranja, que é o mês de conscientização para prevenção de acidentes. O movimento foi instituído em Blumenau, através da Lei 8.158, de 21 de setembro de 2015. Desde então, anualmente são realizadas ações com a comunidade e órgãos parceiros, reforçando que a prevenção é uma das melhores alternativas para minimizar risco e danos materiais, naturais e humanos.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE