Napoleão articula integração entre instituições de ensino e mercado de trabalho

Napoleão articula integração entre instituições de ensino e mercado de trabalho
Foto: Marcelo Martins

Wednesday, 12 July 2017

Representantes de universidades e empresas de TI estiveram reunidos na terça-feira.

O prefeito Napoleão Bernardes realizou ontem (11/07) uma reunião com representantes das instituições de ensino de Blumenau e das empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O objetivo foi promover a integração entre os setores, para fomentar a qualificação de mão de obra, bem como aumentar as oportunidades de emprego para os blumenauenses neste ramo econômico.

“Tivemos essa iniciativa para entrelaçar as pontas do setor acadêmico com o empresarial. Apresentamos às instituições de ensino um mercado que é pujante, com muitas vagas abertas e em busca de pessoas com formação específica. Por outro lado, as instituições puderam demonstrar o que têm a oferecer em termos de qualificação acadêmica”, explicou o prefeito, ressaltando que temos atualmente mais de 600 pessoas jurídicas no setor de TI. O encontro contou ainda com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Móris Kohl, e da secretária de Educação, Patrícia Lueders.

De acordo com o secretário Móris, essa aproximação entre o mercado e as instituições de ensino é justamente uma das metas do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico (Pedem). “A principal demanda dessas empresas em Blumenau é por mão de obra qualificada, o que vai exatamente na contramão do restante do país, que vive um cenário de crise e desemprego. Por isso a importância de ajustar essa relação com as instituições de ensino”.

Entre os principais pontos apontados pelas empresas presentes na reunião, estão a qualificação de profissionais em línguas estrangeiras como inglês, alemão e espanhol; bem como a inclusão do ensino de lógica na formação dos estudantes já desde a educação básica. “Identificamos durante a reunião a necessidade de incentivar os jovens a reconhecer no setor de TI um ramo promissor e isso começa desde cedo, na escola”, observou a secretária Patrícia Lueders, que se comprometeu a estudar uma forma de inserir o tema na rede municipal e buscar também o envolvimento da rede estadual, para alcançar os alunos do ensino médio.

O coordenador geral do programa Entra 21, da Blusoft, Sérgio Tomio, sugeriu ainda a criação de uma campanha na cidade, que motive os futuros profissionais a buscar qualificação nesta área. “Percebemos que as instituições de ensino têm cursos a ofertar, mas a procura ainda é baixa por formação no setor de tecnologia. Precisamos mostrar o quão promissora é essa carreira”, ressaltou.

As instituições de ensino também se colocaram à disposição das empresas para estabelecer parcerias que possibilitem a qualificação de futuros profissionais, bem como a atualização dos que já estão no mercado. 

Texto: Aline Franzoi Santos Fleith 


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE