Plantão noturno em ambulatórios gera quase 17 mil atendimentos em 2017

Plantão noturno em ambulatórios gera quase 17 mil atendimentos em 2017
Foto: Divulgação

Tuesday, 15 August 2017

AGs Garcia, Velha, Itoupava Central e Fortaleza funcionam em horário estendido.

Nos primeiros sete meses do ano, o plantão noturno, das 21h às 24h, dos Ambulatórios Gerais dos bairros Garcia, Velha, Itoupava Central e Fortaleza possibilitou a realização de 16.918 atendimentos à comunidade blumenauense, o que representa 17% do total de atendimentos efetivados pelas quatro unidades ao longo de 2017. Até o momento, o AG localizado no Garcia foi quem registrou o maior número, com 5.247 registros.

Somente em julho, houve 2.354 atendimentos em horário estendido, dos quais 758 ocorreram na unidade do Garcia, 552 na Fortaleza, 528 na Itoupava Central e 516 na Velha.

Iniciado em 2013, o plantão noturno nos Ambulatórios Gerais é considerado uma das grandes conquistas recentes da comunidade blumenauense na área da saúde. Desde então, os Ambulatórios produziram mais de 94 mil atendimentos em horário diferenciado.

O atendimento estendido ocorre de segunda a sexta-feira, das 21h às 24h, e permite que todos os cidadãos do município que necessitem de cuidados ambulatoriais tenham acesso ao serviço. Os atendimentos acontecem por ordem de chegada e avaliação da gravidade pelos profissionais das unidades. A ampliação do horário tem como objetivo desafogar os serviços de urgência e emergência dos hospitais, que devem ficar responsáveis pelos casos de maior complexidade. 

Texto: Felipe Elias


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE