Desfile de aniversário reúne ótimo público mesmo com chuva

Desfile de aniversário reúne ótimo público mesmo com chuva
Foto: Marcelo Martins

Monday, 04 September 2017

Tempo fechado não afugentou nem esfriou os ânimos das mais de cinco mil pessoas presentes.

O tempo fechado e a chuva não foram suficientes para afugentar e esfriar os ânimos da comunidade no tradicional Desfile de aniversário de Blumenau, realizado na manhã deste sábado, dia 2. O evento, que marca as comemorações aos 167 anos da cidade, reuniu mais de cinco mil pessoas e contou com muita alegria, confraternização e demonstração de carinho pelo município. Tomado pelo público, o trecho de cerca de 1,2 km da Rua 15 de Novembro, entre a Alameda Rio Branco e a Rua Dr. Amadeu da Luz, serviu de passagem para 88 entidades, carros alegóricos e aproximadamente dois mil participantes.

Com o tema “Vivenciando Blumenau”, a parada deste ano entregou à população, como de costume, uma programação ampla e diversificada. Na ocasião, os cidadãos presentes puderam acompanhar as apresentações da Banda Municipal de Blumenau, Banda do 23º Batalhão de Infantaria e bandas e fanfarras escolares, danças, desfile de motos, jipes, carros antigos e personagens representando figuras históricas da cidade, como o Dr. Blumenau e o Dr. Fritz Muller, entre muitas outras atrações. Ao longo do percurso, muitas instituições tiveram a oportunidade de demonstrar o trabalho desenvolvido por elas no município.

A chuva que caiu em boa parte do evento não foi capaz de dispersar nem desanimar os espectadores. A passagem de cada grupo conseguiu prender a atenção e arrancar aplausos de todos, de crianças a idosos. Moradores do bairro Velha, Antonio Romildo Dill, de 65 anos, e sua esposa, Maria Dill, de 62 anos, são presenças constantes nos desfiles realizados na cidade. “Todos os anos estamos aqui. É muito bom participar desse momento. Sou nascido em Itapiranga, mas moro em Blumenau há 30 anos. Então, me considero um blumenauense”, afirmou Antonio, que já desfilou em algumas oportunidades pelo Clube de Caça e Tiro Velha Central.

Natural do Rio de Janeiro (RJ), Glória de Souza, de 59 anos, também vive na cidade há 30 anos e esteve no evento para acompanhar a passagem de sua neta, Giovanna, pelo Colégio Excelsior, 23ª atração a passar pela via. “Apesar da chuva, valeu a pena ter vindo. O desfile deste ano foi ainda melhor do que no ano passado”, revelou a moradora da região Central.

Feliz por ter participado pela primeira vez, Lairester Salla, de 52 anos, desfilou pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), teceu elogios ao evento e prometeu estar presente nos próximos anos. “Mesmo com o tempo instável, foi tudo bonito. Muita gente participou e todos estavam motivados. Foi um prazer muito grande, espero desfilar mais vezes”, destacou Lairester, que vive no bairro Victor Konder.

Abertura oficial dos festejos
Antes do desfile, a Prefeitura de Blumenau realizou a tradicional homenagem ao fundador do município, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, no Mausoléu Dr. Blumenau, situado no início da Rua 15 de Novembro. Na ocasião, o prefeito Napoleão Bernardes abriu oficialmente as festividades em comemoração aos 167 anos da cidade. Participaram também da solenidade o vice-prefeito Mário Hildebrandt, os senadores Paulo Bauer e Dalirio Beber, os deputados federais João Paulo Kleinubing e Décio Lima e os deputados estaduais Ismael dos Santos e Ana Paula Lima, além de ex-prefeitos, secretários municipais e vereadores.

Durante a cerimônia, o prefeito sancionou a Lei Complementar Nº. 1.139/2017, que promove incentivos, estimula e desburocratiza a produção de cerveja artesanal em Blumenau, reconhecida como a Capital Brasileira da Cerveja, e assinou o Decreto Nº. 11.440/2017, que cria o Comitê de ex-Prefeitos de Blumenau, com o objetivo de estabelecer um fórum de discussões e aproveitar a experiência e expertise dessas pessoas em prol do município. Além disso, Napoleão autorizou o lançamento do edital de licitação para reforma da Praça Bertha Repsold (Praça do Mausoléu), estimada em R$ 87 mil.

O evento contou também com a entrega de corbelhas de flores junto ao túmulo do Dr. Blumenau e sua família, o hasteamento das bandeiras, a apresentação de um canto em alemão pelos alunos da Escola Isolada Municipal Dr. Blumenau, na Itoupava Central, e dança típica pelo Grupo Eintracht Volkstanzgruppe.

“Blumenau é uma cidade que nos orgulha pelas inspirações, valores e princípios deixados pelos nossos antepassados, que são merecidamente homenageados nessa cerimônia cívica, de integração e união. É com esse propósito que nos reunimos aqui hoje, para abraçar a nossa tradição, a nossa cultura, que tanto queremos compartilhar. O aniversário também é um momento em que refletimos as conquistas obtidas até aqui e os desafios e avanços para o futuro”, enfatizou o prefeito Napoleão Bernardes.

Outras atrações do fim de semana
Ainda neste sábado, os blumenauenses poderão participar de outras atividades. Até o final da tarde, o Parque Ramiro Ruediger terá três eventos: recreação com as modalidades do Programa Iniciação Esportiva, doação de mudas de árvores e piquenique. A Brassagem Coletiva, que ocorre na Praça Hercílio Luz, em frente ao Museu da Cerveja, vai até às 16h com a produção de diversos tipos de cerveja. Às 19h, a Catedral São Paulo Apóstolo sediará a Missa em Celebração ao Aniversário de Blumenau.

Já o domingo, dia 3, começa com a Corrida Insana, das 8h às 12h, no campus 1 da Uniasselvi, localizado na Rua Dr. Pedro Zimmermann, 385, no bairro Salto do Norte, e contará com um circuito de 5 km com diversos obstáculos diferentes. Haverá ainda a Caminhada Cultural no Centro, promovida pela Fundação Cultural, com um roteiro que passará por locais históricos, como a Praça Dr. Blumenau, o Castelinho da Havan, a escadaria da Igreja Matriz e o Teatro Carlos Gomes, local que receberá, às 18h, o show da Camerata Florianópolis.

Para celebrar os 167 anos de Blumenau, a Prefeitura organizará mais de 90 ações entre meados de agosto e o início de outubro. A programação completa das atividades que integram o calendário de aniversário da cidade está disponível neste link

Texto: Felipe Elias
Fotos: Marcelo Martins

 


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE