Prefeitura vai consertar telhado da Fonte dois anos depois

Prefeitura vai consertar telhado da Fonte dois anos depois
Foto: A árvore foi removida, mas o buraco está lá desde 2016.

Wednesday, 07 February 2018

Passada metade de um mandato, a prefeitura finalmente vai consertar o teto de um dos principais terminais urbanos da cidade omitindo a informação de que o dano está lá desde 2016 sem ninguém parecer se importar.

Às vezes uma notícia é tão surreal que não se sabe se sua origem advém da cara-de-pau dos responsáveis por ela ou de uma espécie inocente de ignorância. Seja por qual motivo for, é igualmente danosa à comunidade e soa como se tomasse por tolo cada cidadão.

Esse é o exemplo de matéria veiculada no site da Prefeitura Municipal de Blumenau no último dia do mês passado que dizia: “Assinada ordem de serviço para conserto do telhado do Terminal Fonte”.

Seu conteúdo será reproduzido, abaixo, na íntegra:

Nesta quarta-feira, dia 31, a Prefeitura de Blumenau, por meio do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb), assinou a ordem de serviço para conserto do telhado do Terminal Fonte, que teve uma parte da estrutura metálica danificada em virtude da queda de uma árvore.

Os reparos ficarão sob responsabilidade da empresa Di Fatto Indústria e Comércio Ltda, vencedora da licitação. O investimento, no valor de R$ 153 mil, será pago com recursos da outorga da concessão do transporte coletivo. O prazo de execução dos serviços é de 90 dias.

O que a nota omite, talvez premeditadamente, é que o incidente que destruiu parte do telhado aconteceu em maio de 2016. E com a previsão da obra prevista para até 90 dias – o que deve ficar entre o final de abril e começo de maio – o estrago causado pela árvore na estrutura estará completando dois anos. DOIS ANOS. Será que ao entregar o ‘remendo’ no telhado também trarão um bolo de aniversário para comemorar a data?

Um bolo, aliás, seria muito merecido. Até porque foram dois anos de passageiros – que, diga-se de passagem tem que se apertar em péssimos ônibus com altas tarifas e escalas reduzidas – fugindo da chuva a cada garoa que caía porque o desdém (ou incompetência) da prefeitura parecem ter achado ‘vanguardista’ um terminal urbano com ‘teto solar’.

E, convenhamos: com R$ 153 mil para consertar um teto dá até para comprar vários salgadinhos e refrigerantes para celebrar o ‘segundo ano do passageiro desprezado’.

O mais ultrajante é a tremenda falta de vergonha da prefeitura em  noticiar com ares de ‘boa notícia’ um assunto que em qualquer cidade séria teria sido resolvido na mesma semana. E, ainda por cima, omitir do texto a data e razão do buraco no telhado achando que os munícipes, tidos como tolos. Não lembrem.

Se serão necessários dois anos para que a atual administração tape um estrago de pouco mais de 1 m² enquanto finge ‘não lembrar’ quando aconteceu, então imagine para construir a tal Ponte do Centro que o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) tem fingido que não prometeu ainda em 2012?


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE