Polícia Militar tem apenas 10 viaturas para atender Blumenau

Polícia Militar tem apenas 10 viaturas para atender Blumenau
Foto: Divulgação

Friday, 10 February 2017

O efetivo é de 42 veículos, dos quais 32 estão fora de atividade. Ou seja, mais de 75% das viaturas policiais da cidade está parada. Saiba por quê.

O Brasil está chocado com o caos e a desordem que têm tomado conta do Espírito Santo nos últimos dias, totalizando quase 100 mortes o obrigando o Instituto Médico Geral (IML) a fechar suas portas por falta de espaço. Dantesco, surreal e lamentável.

Mas não precisamos nos distanciar mais de 1,5 mil quilômetros para ver a ineficácia do Estado em sua missão de garantir a segurança do cidadão de bem.

A Polícia Militar do Vale do Itajaí – nosso lar – tem 42 viaturas para atender 35 bairros, das quais 32 estão paradas por problemas mecânicos ou simplesmente por estarem encostadas no pátio do batalhão. O que dá uma média de 3,5 bairros por viatura. Sim... de 42 viaturas apenas 10 estão em funcionamento. Dez. Ou seja: 76,1% das viaturas que paramos estão paradas.

Para o comando do 10º Batalhão da Polícia Militar o baixo número de viaturas não compromete o atendimento à população, resultando apenas um “um certo atraso no atendimento às ocorrências”, como disse a comandante Claudete Lehmkuhl à RBS TV ontem.

Contudo, em uma situação como assalto a comércios, atitudes suspeitas de marginais que estudam como invadir uma casa ou até uma desavença doméstica, esse ‘atraso’ pode representar a diferença entre a vida e a morte. Um atraso de meia hora é uma sentença de morte em um mundo onde uma bala de um revólver calibre .38 chega a 400 km/h atingindo um alcance de 600 metros, de acordo com especialistas em balística.

Além de preocupar os Conselhos de Segurança (Conseg) e a população, esse baixo número de viaturas soa como uma chance de cometer crimes com baixo risco de captura para criminosos oportunistas.

Em parte a culpa é do comando-geral da Polícia Militar catarinense, que não está sabendo impor suas necessidades para uma classe política que só lembra que seus soldados existem quando estão com medo. E esses políticos são os maiores culpados: parte da verba arrecada com multas era aplicada nas demandas de Segurança do município, agora – após algumas alterações – e esse dinheiro vai primeiro para o Comando da PM em Florianópolis e a demora e exigências burocráticas estão criando atrasos em repasses que antes não existiam.

A Polícia Militar espera estar com todas as VTR (viaturas) estejam prontas no próximo mês.

Mas você também pode ajudar. Sabe como? Não sendo idiota. Não importune a polícia com problemas pequenos. Ninguém vai mandar uma guarnição à sua casa porque entrou um morcego pela janela ou porque você acha que viu duas vezes o mesmo homem em sua rua. E trotes são crime. Quem passa trote, além de criminoso, assina seu atestado de imbecilidade.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE