Plantão noturno de ambulatórios ajuda a reduzir filas nos hospitais municipais

Plantão noturno de ambulatórios ajuda a reduzir filas nos hospitais municipais
Foto: Eraldo Schnaider

Wednesday, 17 May 2017

Foram registrados mais de nove mil atendimento nas quatro unidades que atendem até a meia-noite.

Em 2017, os quatro Ambulatórios Gerais de Blumenau, localizado nos bairros Garcia, Velha, Itoupava e Fortaleza, que funcionam em horário estendido já realizaram mais de 9 mil atendimentos, somente neste período das 21h às 0h. No mês de abril, as unidades receberam 2,6 mil pessoas durante o plantão noturno.

Desde 2013, de acordo com a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), 86,1 mil atendimentos foram feitos em horário diferenciado pelos AGs, contribuindo para desafogar os serviços de urgência e emergência dos hospitais, responsáveis pelos casos de maior complexidade.

Ao todo, o município de Blumenau conta com sete Ambulatórios Gerais, os quais estão abertos de segunda a sexta-feira, a partir das 7h. Aos sábados a população também pode procurar os AGs do Garcia e Velha das 7h às 12h.

Vacinação nos AGs ocorrerá até as 21h durante a semana

Até o dia 26, durante a semana, as salas de vacinação de todos os Ambulatórios Gerais estarão abertas, no período das 7h às 21h, para a imunização do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza, que inclui crianças entre seis meses e quatro anos, idosos, mulheres que tiveram parto nos últimos 45 dias, gestantes, trabalhadores da saúde, professores e portadores de doenças crônicas.

Além disso, no próximo sábado, dia 20, as unidades dos bairros Velha e Garcia também aplicarão vacinas contra a gripe. Das cerca de 110 mil pessoas enquadradas nesses grupos, 76,3 mil já foram imunizadas no município, o que representa mais de 69% de cobertura. 

Texto: Felipe Elias


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE