Chuva deve continuar nos próximos dias em Blumenau

Tuesday, 30 May 2017
Previsão aponta melhora nas condições apenas na quinta-feira.
Após um fim de semana com chuva, esta segunda-feira, dia 29, terá alguns momentos com abertura de sol e elevação da temperatura. Contudo, a situação deve se alterar no fim do dia, quando estão previstas pancadas de chuva com trovoadas.
De acordo com informações do AlertaBlu, nos próximos dois dias a expectativa é que as chuvas continuem em Blumenau. Entre terça e quarta-feira, há risco de temporal com rajadas fortes e momentâneas de vento. A Defesa Civil informa que, em virtude das precipitações previstas para toda a região, o nível do Rio Itajaí-Açu deve voltar a subir. As condições climáticas melhoram a partir de quinta-feira.
A Prefeitura alerta para que a população permaneça atenta para possíveis deslizamentos em áreas de encosta e de risco. Em caso de ocorrências, o cidadão pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. A previsão do tempo, as condições de ruas e o nível do rio podem ser conferidos no site http://alertablu.cob.sc.gov.br.
Defesa Civil atende 42 ocorrências
Durante o fim de semana, a Defesa Civil registrou 42 ocorrências no município, entre as quais obstruções em vias públicas, deslizamentos atingindo residências e quedas de árvores. Não houve feridos, desabrigados ou desalojados.
Entre os casos atendidos pela Prefeitura, estão a obstrução da Rua Augusto Groh, no bairro Nova Esperança, um deslizamento na Rua Victorio Zanella, no bairro Itoupavazinha, que deixou um carro soterrado, e a queda de barreira na Rodovia Guilherme Jensen, a SC-108, com interrupção parcial do trânsito.
Texto: Felipe Elias
Alerta sobre risco de deslizamento em Santa Catarina
Conforme Anderson Ciotta, diretor de Resposta aos Desastres da Defesa Civil, o volume previsto para hoje (30/05) e amanhã (31/05) no Estado é parecido com o registrado nos últimos quatro dias. Conforme o diretor, a quantidade de chuva acumulada desde sexta-feira (26/05) em algumas regiões é bem superior à média prevista para todo o mês de maio. “Historicamente, chove entre 120 e 130 milímetros em maio, mas só nos últimos quatro dias, esse índice chegou a 200 milímetros em alguns pontos do estado”, informou.
Com isso, como o solo já está bastante encharcado, a possibilidade de mais chuvas intensas nos próximos dois dias aumenta o risco de deslizamentos. Para evitar problemas, é importante que a população fique atenta a sinais que podem indicar um possível desmoronamento. “Deve se observar o surgimento de rachaduras e trincas no terreno ou nas construções. Se uma árvore, um poste, uma cerca inclinar, isso é sinal que pode ocorrer um deslizamento. Nesse caso, a pessoa deve sair imediatamente de casa e avisar a Defesa Civil (telefone 199) ou os Bombeiros (telefone 193), para fazer uma avaliação mais criteriosa”, explica Ciotta.
A relação completa das ocorrências está disponível no site da Defesa Civil Estadual.