Concluída a obra de contenção de encosta no bairro Progresso

Concluída a obra de contenção de encosta no bairro Progresso
Foto: Eraldo Schnaider

Tuesday, 06 June 2017

Trabalhos recuperaram área de risco atingida por deslizamentos na catástrofe de 2008.

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), recuperou mais uma área atingida por deslizamentos durante a catástrofe de 2008. Sob investimento de cerca de R$ 1,6 milhões, a obra trouxe de volta à normalidade a rotina de moradores da Rua Progresso, nas proximidades da popular “Ponte Preta”.

A construção faz parte de um pacote de melhorias firmado pela administração municipal em parceria com o Ministério das Cidades. Ao todo, R$ 13 milhões foram conveniados para realização de intervenções em 17 localidades, em benefício direto a mais de três mil moradores.

Até o momento, 11 contenções já foram executadas em diferentes bairros. Atualmente, duas obras seguem em andamento, no bairro Da Glória e no Vila Nova. Também outras quatro estruturas, junto aos bairros Velha Central, Valparaíso, Garcia e Salto do Norte, estão por iniciar.

Segurança e prevenção a desastres
As contenções se destinam a estabilizar as encostas, reparar os locais afetados e impedir a ocorrência de outros deslizamentos. Na recuperação de cada localidade, são considerados critérios como condições geológicas, clima e o volume de chuvas para a definição da obra mais adequada a ser executada.

Paralelamente às execuções, são promovidas reuniões periódicas de acompanhamento e ações socioeducativas nas comunidades atendidas. A intenção é estimular uma relação de atenção às obras e de cuidado com o meio ambiente, visando à prevenção a novos desastres. 

Texto: Denisse Lopes


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE