Uma esperança para a Federalização da Furb

Uma esperança para a Federalização da Furb
Foto: Divulgação

Wednesday, 09 March 2022

Prefeito Mário Hildebrandt e comissão participam de reunião que define avanços para federalização com o ministro da Educação, Milton Ribeiro e do senador Jorginho Mello.

O prefeito Mário Hildebrandt e a reitora da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Marcia Sardá Espindola, acompanhados de representantes da comissão formada para avançar no processo de federalização da universidade garantiram avanços na pauta. Em reunião nesta terça-feira, 08, em Brasília, com o ministro da Educação, Milton Ribeiro e sua equipe, além do senador Jorginho Mello, o grupo definiu e encaminhou demandas técnicas. Entre os encaminhamentos, um estudo de custos da Furb para inclusão no orçamento da União. 

Hildebrandt explica que o compromisso da equipe do Ministério da Educação (MEC) foi, com base nesses estudos, discutir o tema da federalização junto ao Ministério da Economia e à Presidência da República. “O Secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas de Souza, juntamente com o ministro Milton Ribeiro e o senador Jorginho Mello, assumiram a responsabilidade de falar com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes para que a gente possa, através do resultado orçamentário, conseguir encaminhar e buscar recursos para a federalização da nossa Furb. Vamos continuar acompanhando e trazendo resultados para Blumenau”, reforçou.   

Federalização

As tratativas para retomar o projeto de federalização iniciaram em outubro do ano passado, com Projeto de Lei 3774/21 de autoria do senador Jorginho Mello, autorizando a criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí (UFVI), utilizando a estrutura da Furb, mediante diretrizes orçamentárias do Ministério da Educação. Em dezembro o grupo realizou a primeira conversa com o ministro, também em Brasília, onde foi apresentada a proposta de criação da universidade federal.

A Comissão

Além dos representantes que viajam à Brasília, o grupo também conta com a participação do professor Clovis Reis, presidente do Conselho de Federalização, e pelo vice-reitor da Furb, professor João Gurgel da Silveira. A comissão foi criada pelo Ministério da Educação, para que o processo tenha andamento no Governo Federal.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE