Abrigo municipal continua recebendo pessoas em situação de rua

Abrigo municipal continua recebendo pessoas em situação de rua
Foto: Jaime Batista da Silva

Wednesday, 19 July 2017

Equipe de abordagem social atende em regime de plantão por conta do frio intenso.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), por meio do Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu), acolheu 11 pessoas em situação de rua entre a noite e a madrugada desta segunda e terça-feira, dias 17 e 18. Inicialmente elas foram atendidas pela equipe de Abordagem Social, vinculada ao Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), e encaminhadas ao abrigo.

O serviço de abordagem social está atendendo em regime de plantão pelo telefone 99945-9630 para garantir o bem-estar dessas pessoas em virtude do frio extremo. Segundo dados do AlertaBlu, a temperatura mínima registrada foi de 5,6ºC. Eventos climáticos devem dar continuidade ao frio extremo na cidade.

De acordo com o diretor de Política Pública sobre Droga e Reintegração Social, Marciano Tribess, o atendimento de plantão deve continuar enquanto houver necessidade. “Estamos preparados para fornecer o abrigo e apoio social aos que optarem. Nosso trabalho diário é de convencimento para que retornem aos seus lares e resgatem sua cidadania”, concluiu.

Mais de mil orientações para pessoas em situação de rua

Somente no primeiro semestre do ano, 1.084 atendimentos foram realizados. As pessoas em situação de rua recebem a orientação dos servidores para que ingressem no Centro Pop, onde recebem alimentação, higienização e atendimento social. Porém, alguns optam por continuar na rua por situações como de ausência de vínculos familiares e resistência ao tratamento por dependência química.

A unidade também realiza o encaminhamento ao Amblu, um espaço de moradia, reaproximação familiar e atendimento as demandas sociais. Criado em 2000, funciona 24 horas por dia e oferece moradia para até 50 pessoas, que têm direito a quatro refeições diárias e a higienização. Os servidores também orientam os usuários para retorno para o mercado de trabalho.

Texto: Filipe Rosenbrock


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE