Semana do Aleitamento Materno: entenda o trabalho do Banco de Leite

Semana do Aleitamento Materno: entenda o trabalho do Banco de Leite
Foto: Divulgação

Thursday, 03 August 2017

Órgão conta com 80 doadoras que fornecem 200 litros de leite por mês.

Neste ano, após a aprovação de um projeto de lei no Congresso Nacional, o mês de agosto passou a ser reconhecido no Brasil como o “Mês do Aleitamento Materno”, chamado de “Agosto Dourado”. Além disso, nesta primeira semana, celebra-se a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). As duas iniciativas tem como objetivo a conscientização da população sobre a importância da amamentação e seus benefícios. Durante os dois primeiros anos de vida, o cumprimento de um protocolo adequado de alimentação é essencial para o crescimento infantil.

Além de prestar orientações para mães durante o processo de amamentação, o Banco de Leite de Blumenau, vinculado à Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, atua em parceria com doadoras de leite para garantir a sobrevivência e o desenvolvimento de bebês, sobretudo os nascidos de modo prematuro. A unidade possui 12 profissionais como médico, enfermeiro, farmacêutico, psicólogo e auxiliar de enfermagem.

Atualmente, o órgão conta com 80 doadoras cadastradas que possibilitam, em média, a obtenção de 200 litros de leite por mês. Toda a coleta é realizada pelas próprias doadoras, que recebem em suas residências as orientações e o apoio necessário para a retirada do leite da mama, além dos vidros esterilizados para armazenamento. O recolhimento do material é feito por profissionais no próprio domicílio.

Quando chega ao Banco de Leite, a amostra é pasteurizada, acondicionada e encaminhada para os Hospitais Santo Antônio e Santa Catarina, em Blumenau, e Azambuja, em Brusque, conforme a necessidade. Para se tornar uma doadora, a mulher deve entrar em contato com o órgão e agendar uma visita de algum profissional, que passará presencialmente as instruções sobre o processo de extração e conservação do leite.

O Banco de Leite Humano de Blumenau, que existe desde 1998, está localizado no Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, na Rua Dois de Setembro, 1.212, no bairro Itoupava Norte. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e pode ser contatada pelo telefone 3381-7570.

Eventos previstos na SMAM
A Universidade Regional de Blumenau (Furb) organiza um ciclo de palestras de 1º a 5 de agosto, no Shopping Park Europeu. Durante esses dias, serão abordados diversos temas, como amamentação, alimentação complementar, direitos de lactantes, saúde bucal do bebê, entre outros. Profissionais do Banco de Leite de Blumenau estão ministrando algumas dessas palestras e dão apoio na realização do evento, que é gratuito e aberto para toda a população.

O Banco de Leite também apoia a realização do evento “A Hora do Mamaço”. Trata-se de uma mobilização nacional com amamentação coletiva de mães que ocorrerá no dia 6, a partir das 10h, na Rua Curt Hering, no Centro. Na ocasião, haverá roda de conversa, pintura de barriga, coleta de frascos de vidro com tampa de plástico para o Banco de Leite e distribuição de cartilhas sobre humanização do nascimento.

No dia 10, a partir das 8h, o Banco de Leite e o Comitê Regional de Aleitamento Materno do Médio Vale do Itajaí realizarão o XI Seminário Regional de Aleitamento Materno, no Campus I da Furb. Esse evento será voltado para profissionais, professores e alunos da área da saúde. As inscrições podem ser feitas no site do evento.

Certificado Ouro
Nos últimos dois anos, o Banco de Leite de Blumenau recebeu o Certificado de Excelência, documento conferido pela Rede Global de Bancos de Leite Humano. A condecoração é entregue anualmente, como reconhecimento ao rigoroso controle de qualidade pelo qual passa o leite antes de ser encaminhado aos bebês que necessitam.

Aleitamento materno
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e com o Ministério da Saúde (MS), o aleitamento materno é a melhor opção de alimentação para crianças pequenas e deve acontecer pelo menos durante os dois primeiros anos de vida. Nos seis meses iniciais, a recomendação dos órgãos é para que a amamentação ocorra de forma exclusiva, devendo ser complementada após essa idade, com a introdução de outros alimentos.

Relatório divulgado pela OMS nesta terça-feira, dia 1º, aponta que 38,6% dos bebês brasileiros se alimentam apenas com leite materno nos cinco primeiros meses de vida, taxa considerada abaixo do ideal. 

Texto: Felipe Elias


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE