Cidade continua sob risco de novas pancadas de chuva

Cidade continua sob risco de novas pancadas de chuva
Foto: Divulgação

Friday, 19 January 2018

É importante estar atento em relação a sua própria segurança e também de pessoas que você conheça.

Terça-feira (16/01) uma forte enxurrada atingiu a cidade alagando várias regiões do Centro até áreas mais periféricas. Inclemente a água causou vários estragos em estacionamentos de grandes estabelecimentos comerciais e nas casas de muitas pessoas que, da noite para o dia, perderam quase tudo que tinham e agora ficam na aflição de não saber se o tempo realmente estabilizou.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia são esperadas chuvas intensas em Santa Catarina e no Paraná nessa sexta-feira, situação que eles crêem continuar durante toda a semana que vem, nos mantendo com o nível de alerta laranja (link para o site deles).

A Secretaria de Defesa do Cidadão sobrevoou várias áreas de risco e identificou, inclusive, novos locais onde o perigo pode ser iminente, como o Morro do Arthur (Progresso). Agentes da Defesa Civil devem percorrer várias áreas da cidade para alertar em relação aos riscos de novas enxurradas. É muito importante não recebê-los com hostilidade, pois o trabalho deles pode salvar a sua vida e também as vidas da sua família.

Apesar de torcermos para que não voltem a ocorrer tais desastres naturais é sempre importante lembrar a todos que se manter vigilante é fundamental. Emissoras de rádio. Sites oficiais (como o da prefeitura e do Ceops) e até mesmo aplicativos (como o ótimo Alertablu) mantém constante atualização sobre clima, nível do rio, previsão meteorológica, etc...

Mas mesmo que seu lar não sofra com as intempéries do tempo sempre busque saber quem próximo a você está sendo atingido. Nesse momento a solidariedade é fundamental. Às vezes um local para dormir por uma noite, um pouco de comida ou até uma palavra amiga.

Pode parecer pouco, mas às vezes estender a mão é faz toda a diferença do mundo na vida de alguém.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE