Rodas de conversa abordam dependência química

Rodas de conversa abordam dependência química
Foto: Marcelo Martins

Tuesday, 27 June 2017

Eventos marcam o Dia Mundial de Combate às Drogas, lembrado na segunda-feira.

No Dia Mundial de Combate às Drogas, lembrado nesta segunda-feira, dia 26, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) e o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comen) promoveram uma roda de conversa com o tema “Drogas - Rede de Atendimento”. O encontro ocorreu às 14h na Escola Técnica de Saúde (Etsus), localizada na Rua Dois de Setembro, 1.510, no bairro Itoupava Norte.

O evento abordou a rede de atendimento especializada para o tratamento de dependentes químicos. Especialistas de diversas áreas compartilharam experiências e impressões sobre o tema.

O secretário de Desenvolvimento Social, Oscar Casico Grotmann, destacou a importância do debate para a integração entre os serviços públicos. “As drogas afetam não só o usuário, mas também a família e quem o cerca. Os serviços públicos e as instituições que atuam nesta área precisam estar em sintonia para reduzir esses efeitos”, concluiu.

Pela manhã aconteceu também uma roda de conversa com o tema “Cuidado, Atenção Integral e Continuada às Pessoas com Necessidades em Decorrência do Uso de Álcool, Crack e Outras Drogas”, promovido pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps Ad), vinculado a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus). O encontro aconteceu no Terminal Fonte, situado na Rua Amazonas, 540, no bairro Garcia.

Política Municipal sobre Drogas
Em maio deste ano, a Prefeitura deu início ao processo de formulação de uma política municipal adequada à realidade de cada região da cidade, o que permitirá o desenvolvimento de ações mais efetivas no combate ao uso das drogas. O Plano Municipal Intersetorial de Política sobre Drogas (Plamiped) articulará políticas públicas integradas nas áreas da educação, saúde, assistência social e segurança pública, coordenadas com outras políticas federais e estaduais. A conclusão do documento está prevista para o final de novembro.

Atendimento Especializado
O CAPSi, que atende crianças e adolescentes até os 18 anos com transtornos mentais e em decorrência do uso de álcool e outras drogas, tem 3,1 mil pacientes cadastrados e realizou cerca de 20 mil atendimentos em 2016. Já o CAPS AD, destinado a dependentes químicos com idade mínima de 18 anos, possui 5,2 mil pacientes registrados e realizou mais de 18 mil atendimentos no ano passado.

“Criança e Adolescente: Viva seus sonhos longe das Drogas”
Lançada em 2017, a campanha tem como objetivo proporcionar ações de conscientização às crianças, adolescentes, familiares e comunidade em geral. Portanto, até novembro deste ano serão organizados encontros nos territórios de abrangência dos sete Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade. 

Texto: Filipe Rosenbrock


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE