Obra de readequação da Rua Bahia inicia ainda neste mês

Obra de readequação da Rua Bahia inicia ainda neste mês
Foto: Divulgação

Tuesday, 20 March 2018

Melhorias contemplarão trecho de 3,8 km entre a Ponte do Salto e o Complexo do Badenfurt.

O anúncio oficial do início das obras de readequação da Rua Bahia foi realizado no fim da tarde desta segunda-feira, dia 19, pelo prefeito Napoleão Bernardes, no evento de assinatura das ordens de serviço para a construção do viaduto no bairro Badenfurt e do novo sistema de acesso ao trevo da Mafisa, realizado na Acib. “Entendemos que essas são obras e investimentos importantes na mobilidade da cidade e da região, que juntas potencializam a fluidez do trânsito. Com as novas estruturas da BR-470, do Complexo do Badenfurt, da readequação das ruas General Osório e Bahia, do prolongamento e da duplicação da Humberto de Campos, devemos ter neste um dos principais acessos à cidade de Blumenau”.

A obra de readequação da Rua Bahia tem investimento de aproximadamente R$ 10 milhões, dos quais R$ 8,5 milhões financiados pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o restante de contrapartida da Prefeitura de Blumenau. Ainda no decorrer do mês começa a ser feita a montagem do canteiro de obras para a revitalização do trecho de 3.885 metros da Rua Bahia, entre a Ponte do Salto e o Complexo do Badenfurt

A expectativa da Secretaria Executiva do Programa de Mobilidade Sustentável e de Projetos Especiais (Semospe) é concluir os serviços num prazo de dez meses. “Sou usuário da Rua Bahia diariamente e sei da importância que a obra tem para a mobilidade de Blumenau. É uma conquista para motoristas e também moradores da região, que percorrem a via diariamente e clamavam por melhores condições”, avalia o vice-prefeito e secretário Executivo do Programa de Mobilidade e Projetos Especiais, Mário Hildebrandt.

Entre as melhorias previstas, está a substituição de todo o asfalto, o alargamento em alguns trechos, nova drenagem em ruas próximas e passeio para pedestres no lado direito, no sentido para o Centro, nos locais que estão sem calçadas. O projeto prevê ainda calçada em paver no lado esquerdo, no sentido para Indaial, e em alguns pontos haverá ciclovia e passeio compartilhado.

Terceira faixa concluída

Em outubro do ano passado, a Prefeitura finalizou as obras de implantação da terceira faixa na Rua Bahia, ampliando a sua capacidade de tráfego ao longo de 2,2 km, além de nova sinalização, a partir da confluência com a Rua Engenheiro Paul Werner, junto à Praça dos Músicos “Alfredo Hering”, até as proximidades da Ponte do Salto. Também houve a implantação de uma nova minirrotatória no entroncamento com a Rua Gustavo Salinger.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE