Agentes do Seterb abastecem carro particular imoralmente

Agentes do Seterb abastecem carro particular imoralmente
Foto: Divulgação

Tuesday, 29 May 2018

Várias pessoas filmaram agentes da Guarda de Trânsito colocando gasolina em seus veículos pessoais como se fossem de emergência e criam revolta.

Nesta terça-feira (29/05) uma série de vídeos foi espalhada pelo Facebook e pelo WhatsApp mostrando agentes da Guarda de Trânsito de Blumenau abastecendo seus carros particulares em postos que só têm autorização para abastecer veículos oficiais ou de emergência (como viaturas policiais, dos bombeiros ou ambulâncias). A indignação foi enorme.

O posto que aparece nos vídeos – localizado no Badenfurt – foi o primeiro de Blumenau a receber gasolina na segunda-feira e a equipe do BLUMENEWS esteve lá onde soube que carros de particulares não poderiam ser abastecidos. Então eis que os guardas de trânsito dão “um jeitinho”.

Diversas postagens marcam jornais, sites e emissoras de televisão, provocando-os a fazer algo. Possivelmente, não farão. Em tempos de crise o governo é um bom cliente e mexer com ele faria sites, por exemplo, poderem perder anúncios de até R$ 2 mil, como na época do ex-prefeito marionete Napoleão Bernardes (PSDB), que destruiu Blumenau e se candidata ao Senado.

Fontes confiáveis – e dispostas a depor judicialmente, se for o caso – fizeram o reconhecimento dos agentes de trânsito envolvidos e até gravaram funcionários do posto afirmando que não poderiam estar fazendo aquilo. Então, como se a tão alardeada ‘indústria da multa’ não fosse o bastante, os guardas também furam fila para abastecer seus carros de uso pessoal? Segundo outra fonte, não são apenas eles. Mas isso fica para outra matéria.

Algumas das pessoas que compartilharam vídeos pelo Facebook disseram que foram ameaçadas e que, portanto, retiraram as mídias do ar. Tudo bem. Nós salvamos e reproduzimos para vocês logo abaixo. E aí? Vão nos ameaçar também? Seria um bom motivo para começar uma briga que terminaria muito mal (caso algum leitor não lembre, um fiscal corrupto que denunciamos em 2014 por tentar extorquir food trucks tentou se matar no prédio da prefeitura). Gostamos de brigar. Levar o primeiro soco aumenta o prazer na hora de bater de volta.

Em nota oficial a prefeitura disse, às 11h09' de ontem:

"A Prefeitura de Blumenau, por meio do Gabinete de Crise, providenciou a vinda de 85 mil litros de combustível para garantir a manutenção dos serviços de urgência do município, entre eles o atendimento à saúde, o transporte coletivo e a coleta de lixo convencional e seletiva. Os quatro caminhões saíram na manhã desta terça-feira, dia 29, de Itajaí. A força-tarefa envolveu a Polícia Militar, responsável pela escolta dos veículos, Defesa Civil do Estado e diversas secretarias municipais.

“Desde sábado, temos nos reunido com a Polícia Militar e o nosso Gabinete de Crise na busca por alternativas para a vinda desse combustível. Foi um trabalho bastante burocrático e que hoje chega à Blumenau. Medida importante, que dará a possibilidade de continuarmos com os horários do transporte coletivo, mesmo que de forma reduzida, a coleta de lixo e também o abastecimento dos carros para serviços da saúde. Dentro do cenário que temos na região, é uma conquista e nos auxiliará na manutenção dos serviços públicos durante esse período de crise”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt".

Ou seja, a prefeitura deixou claro que o combustível é prioritário para emergência e não para funcionários que, por acaso, não se importam em agir de forma corrupta (mesmo que sutilmente).

Expectativas

O atual prefeito, Mário Hildebrandt (PSB) – que tem se mostrado um homem muito mais consciencioso e um político bem mais ativo que seu deplorável sucessor – certamente ainda não sabe o que seus agentes estão fazendo nas suas costas.

A questão aqui não ter a ver com legalidade, é importante frisar, mas com moralidade. Uma minoria de agentes mal treinados e alegadamente incentivados a distribuir multar a qualquer preço para aumentar os lucros do Seterb – cujo direcionamento dos fundos até hoje ainda levanta certas controversas – criou um grande sentimento de indignação em uma população presa em casa.

A questão agora é: o que o prefeito irá fazer? Os rostos, os uniformes (o nome daqueles trajes não é farda) e as imagens são muito claras. Serão abertas sindicâncias? Sob qual acusação esses agentes na prática de um ato de corrupção podem ser enquadrados? E o que acontecerá com eles? Não são perguntas nossas. São perguntas de centenas de pessoas furiosas com o ato.

O prefeito já se mostrou um homem comedido – e com isso mordemos a língua, porque já o criticamos por mais de uma vez – então agora a sociedade espera para saber o que será feito.

E, claro, não deixaremos de acompanhar o que está acontecendo com os envolvidos e atualizá-los.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE