Prolongamento da Humberto de Campos prevê proteção a fauna local

Prolongamento da Humberto de Campos prevê proteção a fauna local
Foto: Divulgação

Tuesday, 07 March 2017

Para a obra está prevista a construção de sete passa-faunas para que os animais que vivem no local não acabem se envolvendo em acidentes com os veículos.

Não é raro em Blumenau motoristas precisarem tomar certo cuidado em vias movimentadas como a Avenida República Argentina (Ponta Aguda) ou a Rua Progresso (Progresso) por conta de animais que podem inesperadamente cruzar as vias, como no caso de capivaras.

Pensando nisso a prefeitura planejou para o prolongamento do Rua Humberto de Campos (Velha) sete passa-faunas, que é o nome dado a estruturas feitas para que animais possam atravessas um local com grande fluxo de automóveis sem correr riscos.

De acordo com estudos do Executivo, toda a vegetação no entorno da nova rua abriga diversos tipos de animais como bugios, capivaras, cuícas, cutias, furões, gambás, graxains, guaxinins, morcegos, pacas, preás, ratos de taquara, saguis, serelepes e tatus.

Cinco dos passa-faunas serão colocados estrategicamente no trecho entre as ruas Imperatriz Leopoldina e Flórida, sendo que dois destes serão subterrâneos. Também é prevista a construção de cercas nos terrenos com muita vegetação para impedir que os animais se arrisquem entre os carros e os force a atravessar pelos passa-faunas.

Outros serão do tipo aéreo voltados para animais como os bugios e consistem em cabos de aço fixados nos topos de árvores onde os animais poderão atravessar a rua como numa passarela.

No momento as obras estão focadas na terraplanagem e no começo do asfaltamento do trecho que ligará as ruas Marechal Deodoro a Antônio Haffner, com previsão de conclusão para o primeiro trimestre ainda desse ano, estando com 45% da obra de R$ 40 milhões concluída e os passa-faunas deverão ser acrescentados apenas no final.

Pelo menos é de grande importância perceber que a urbanização está ocorrendo simultânea ao respeito com o meio ambiente.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE