Maio Amarelo anuncia Hemosc e CVV como novos parceiros

Maio Amarelo anuncia Hemosc e CVV como novos parceiros
Foto: Reprodução

Friday, 31 March 2017

Entidades também reforçam a campanha pela valorização da vida em Santa Catarina.

O Maio Amarelo em Blumenau e em Santa Catarina vai contar com dois parceiros de peso: o Hemocentro de Blumenau e o Centro de Valorização da Vida para intensificar as ações da programação do Maio Amarelo nos 295 municípios catarinenses. No âmbito do Hemosc, a coordenação estadual do Maio Amarelo no estado vai divulgar e incentivar que a população conheça, divulgue e participe de ações que estimulem a doação de sangue, e no âmbito do CVV, incentivar o apoio emocional aos condutores para evitar que dirijam com o estado emocional abalado, um fator que aumenta potencialmente o risco de acidentes de trânsito.

Se está emocionalmente abalado, desabafe com alguém antes de dirigir. Se não tiver ninguém com quem contar, ligue para o CVV”.  A ideia é gerar apoio mútuo entre aqueles que não medem esforços pela valorização e proteção da vida ao longo de todo o ano na cidade e no estado, fortalecendo ainda mais o movimento de atenção pela vida. 

O Hemosc já havia firmado parceria formal com o Maio Amarelo em Blumenau em 2016 em algumas cidades catarinenses, incluindo Blumenau (clique para assistir ao debate sobre o tema na TVL Blumenau: http://www.camarablu.sc.gov.br/campanha-maio-amarelo-e-o-assunto-do-tvl-debate-desta-quinzena/), e neste ano o incentivo à campanha de doação de sangue durante o mês de maio se estende de forma maciça aos 295 municípios do estado. 

Acidentados no trânsito consomem mais bolsas de sangue 

Assim que é feito o socorro pré-hospitalar de acidentados de trânsito já começa a preparação para o fornecimento de bolsas de sangue às vítimas graves. Algumas, inclusive, na iminência de choque hipovolêmico (causado pela perda excessiva de sangue durante o atendimento) já necessitam de sangue imediatamente. Ainda que na iminência de um acidente de trânsito os familiares já sejam acionados para iniciarem a doação em nome do paciente, é fundamental que as pessoas doem sangue ao longo de todo o ano para manter os estoques, já que as bolsas são utilizadas também por outros pacientes que adoecem de causas naturais. Em uma cirurgia de transplante de fígado, por exemplo, a média de consumo é de 15 bolsas. 

Os tipos sanguíneos negativos (A-, B-, AB- e O-) são considerados os mais raros ou com menos frequência de doações e o tipo O+, conhecido como o de doadores universais, está presente em cerca de 36% da população e é o mais requisitado para as transfusões. Todos os tipos de sangue são importantes, mas os tipos negativos são considerados os mais raros e há uma necessidade maior por estes. 

Independente do tipo sanguíneo, a coordenação estadual do Maio Amarelo estadual vai incentivar a campanha de doação de sangue nos 295 municípios, orientando que as pessoas procurem o posto de coleta mais próximo para fazerem a doação. 

Dirigir emocionalmente abalado causa acidentes 

Dirigir depois de uma discussão em casa ou no trabalho, triste, com raiva, com depressão, chorando ou sob forte descontrole emocional potencializa ainda mais o risco de acidentes. Esta constatação é referendada por pesquisas do Instituto de Transporte da Virginia Tech, cujos resultados demonstram que as alterações emocionais dos motoristas são responsáveis por grande parte dos acidentes de trânsito. Inclusive, embora pouco divulgado (não se costuma divulgar casos de suicídio), muitas pessoas utilizam o próprio veículo para cometerem suicídio, ou em algum momento se suicidarão em via pública. Basta lembrar o caso de um empresário em Itajaí que não suportou a pressão das dificuldades financeiras e atirou-se embaixo de uma carreta em plena BR-101. 

Com a frase de campanha “Se está emocionalmente abalado, desabafe com alguém antes de dirigir. Se não tiver ninguém com quem contar, ligue para o CVV”, o Centro de Valorização da Vida (CVV) entra para o Maio Amarelo formando uma rede de ajuda mútua que conta com os seus cerca de 2 mil voluntários em todo o país. 

O CVV – Centro de Valorização da Vida é uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio e apoio emocional há 55 anos. Realiza 1 milhão de atendimentos ao ano por telefone, pessoalmente, e-mail, chat e Skype; firmou convênio com o Ministério da Saúde no início de março para operar nacionalmente o 188, primeiro telefone sem custo de ligação para prevenção do suicídio; além de serem associados ao Befrienders Worldwide, ocupando uma cadeira no board dessa organização global. 

A coordenação estadual do Maio Amarelo orienta que sejam fortalecidas as parcerias com as unidades e membros do CVV em todo o estado para as ações em defesa da vida, incluí-los na programação dos municípios e, sempre que possível, mencionar o CVV e fornecer os dados de contato como serviço de apoio emocional. 

A mensagem “Se está emocionalmente abalado, desabafe com alguém antes de dirigir. Se não tiver ninguém com quem contar, ligue para o CVV” pode ser aplicada em peças, folderes, cartazes e outros materiais de divulgação do Maio Amarelo, fortalecendo o coro pela prevenção de acidentes de trânsito durante o mês de maio e ao longo do ano. Os voluntários do CVV podem fazer palestras e também contribuir em entrevistas falando sobre o apoio emocional que o CVV oferece, bem como orientar para que outras pessoas saibam como agir para apoiar e evitar que motoristas dirijam sob instabilidade emocional. 

Maio Amarelo à todo vapor 

Em todo o estado de Santa Catarina os preparativos para o Maio Amarelo seguem à todo vapor com a formação de grupos de apoio e comissões de organização na maior parte das cidades catarinenses. No entanto, o grande desafio é manter a sinergia ao longo dos 365 dias do ano. “O Maio Amarelo quer muito mais do que chamar à atenção: é um movimento catalizador dos anseios da sociedade por um trânsito seguro e incentiva as escolhas de cada um, independente do papel que exerce no trânsito para práticas preventivas. A minha escolha faz a diferença no trânsito”, afirma Márcia Pontes, a coordenadora estadual do Maio Amarelo em Santa Catarina. 

Cada cidade catarinense está sendo incentivada a organizar as suas programações e atividades. Em Blumenau, a novidade é um curso de qualificação de multiplicadores para o Maio Amarelo, gratuito e dirigido à toda a sociedade. Além de conhecerem a história do Movimento que simboliza o engajamento pelo laço amarelo, os participantes terão noções básicas de Legislação de Trânsito, Postura Ética de Motoristas, Ciclistas, Pedestres e Motociclistas. O curso será ministrado no Plenário da Câmara de Vereadores de Blumenau nos dias 5 e 6 de abril, das 8h às 11h30. 

Confira na tabela a prévia da programação das atividades do Maio Amarelo em Blumenau. Outras ações estão sendo programadas e se incluirão no calendário ao longo do mês de maio.


>> SOBRE O AUTOR

Márcia Pontes

>> COMPARTILHE