Linha contínua próxima a semáforos avisa se vai dar tempo de passar no amarelo

Linha contínua próxima a semáforos avisa se vai dar tempo de passar no amarelo
Foto: Reprodução

Tuesday, 16 May 2017

As linhas contínuas na via ou próximo aos semáforos não têm interrupção e são aplicadas em trechos específicos da pista. É uma marca longitudinal que separa e ordena as correntes de tráfego.

Me chamou a atenção essa semana a viralização de um áudio de um motorista blumenauense pelo whatsapp se queixando de que agora não vai poder mais mudar de faixa embaixo do semáforo quando não têm veículos na faixa ao lado, mesmo se tratando de linha contínua branca. Na cabeça desse motorista ele se sente prejudicado por não poder mais infringir o artigo 185, inciso I do CTB, que é infração média, 4 pontos, e multa de R$ 130,16 por causa das câmeras de videomonitoramento, que segundo o motorista no áudio, estão multando tudo!

Talvez, o que esse e outros motoristas não saibam é que as faixas contínuas brancas não servem só para separar os veículos e evitar a mudança de faixa debaixo do semáforo, o que faria que um cortasse a frente do outro. Elas servem de referência para o motorista calcular se vai dar tempo ou não de passar pelo semáforo sem que ele feche! Sabia dessa?

Talvez o motorista indignado no áudio não saiba ou ignore que essas faixas contínuas também chamadas de faixas de aproximação impedem a transposição (mudança de faixa) justamente porque nos semáforos os veículos precisam estar todos bem organizados para garantir que não haja perda de tempo quando o sinal abrir e a fluidez esteja garantida.

As linhas contínuas na via ou próximo aos semáforos não têm interrupção e são aplicadas em trechos específicos da pista. É uma marca longitudinal que separa e ordena as correntes de tráfego. A faixa contínua branca tem como finalidade separar os movimentos dos veículos que trafegam em mesmo sentido e proíbe transpor ou mudar de faixa ao longo da via.

Próximo aos semáforos então, nem se fala! Nesse caso, essas linhas têm o poder de regulamentação de proibir a ultrapassagem em pistas de mesmos sentido e de mudar de faixa mesmo quando a faixa ao lado está vazia, sem carro, por uma razão bem simples: mudar de uma faixa para a outra ao longo da via ou em cima do semáforo compromete a segurança.

No bom vocabulário ou na boa terminologia da engenharia de tráfego, também são chamadas de Linhas de Divisão de Fluxos de Mesmo Sentido (LMS-1). O comprimento dessas linhas contínuas brancas dependem da velocidade e das características da via e podem ser de, no mínimo 15 metros, e de no máximo 30 metros, contados a partir da linha de retenção (aquela faixa branca que fica antes da faixa de pedestres). Mas, nada impede que estudos de engenharia viária indiquem comprimentos diferentes.

Em alguns casos, serão colocadas tachas com elementos refletivos para garantir a melhor visibilidade noturna ou em caso de neblina. Isso porque respeitá-las é questão de segurança e também para evitar acidentes.

Ajudam a calcular se vai dar tempo de passar sem que o semáforo feche

O que pouca gente sabe é que essas linhas contínuas brancas não estão lá só para dividir os espaços que os carros devem ocupar, mas, também, para que o motorista possa calcular se vai dar tempo dele passar pelo semáforo antes que o sinal feche! Uma situação comum e que serve de pretexto para muitos avanços de sinal é: se eu frear no amarelo o carro de trás vai bater no meu carro!

Para compreender a utilidade das linhas contínuas brancas próximas de semáforos e saber se vai dar tempo ou não de passar antes do semáforo fechar, assim que ficar amarelo o motorista deve observar se ele já adentrou a área da linha contínua branca. Se ele já estiver trafegando pela linha contínua branca, se o sinal ficou amarelo e ele estiver na velocidade regulamentada para aquela via, vai dar tempo de passar sem que o sinal fique vermelho, dispensando a freada brusca que aumenta o risco de colisão traseira.

Por outro lado, se o motorista está chegando próximo da faixa contínua branca dos semáforos, mas ainda está na linha tracejada, não adianta acelerar que não vai dar tempo e passará embaixo do semáforo no vermelho. Tem outra: se estiver trafegando muito abaixo da velocidade da via também não vai dar tempo!

Portanto, observar a posição do veículo que você dirige e se ele está antes ou já dentro da área da pintura da linha contínua branca é que vai dar a resposta exata para a tomada de decisão do motorista: sigo em frente, cometo a infração e tomo uma multa? Ou eu freio suave, com pequenos toques no freio para avisar o condutor de trás que vou parar e faço a coisa certa?

Mas, tem um detalhe: as faixas contínuas brancas não são a única referência a ser tomada para saber se vai dar tempo de passar antes do semáforo ficar vermelho: depende da velocidade, que tem de ser sempre a velocidade permitida na via, do clima, se o pavimento está seco ou molhado (aumenta a distância de frenagem até a parada total), do estado emocional e da pressa ou estresse do condutor.

Façam o teste aí e depois me digam: se estiver na velocidade indicada na via e se estiver trafegando dentro da linha contínua branca assim que o sinal ficar amarelo, pode passar que vai dar tempo.


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Márcia Pontes

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