Lojistas reclamam sobre reforma no Shopping H

Lojistas reclamam sobre reforma no Shopping H
Foto: Divulgação

Sunday, 12 February 2023

A ideia dos novos donos do outlet é repaginar todo o visual do tradicional prédio no centro da cidade.

Todos conhecem o Shopping H. Nos anos 80 era uma megaloja da Hering que vendia camisetas, cama/mesa/banho, artigos esportivos e brinquedos. No subsolo, ficava a Toka, meca jovem que oferecia moda adolescente e LPs. No andar de cima, um restaurante muito freqüentado pelos estudantes dos colégios na área central (à época, os únicos que existiam).

Com o tempo o Grupo Hering foi diversificando, mas também vendendo muitas coisas (como foi o caso do Plaza Hotel). E nessa, o Shopping H ficou existindo mal aproveitado no Centro.

Em 2021 a Rohden Portas, de Salete, comprou o prédio e anunciou que faria uma reforma completa tanto no interior quanto no exterior (fachada para a XV e também fachada para a Curt Hering). A notícia pareceu muito bem vinda.

Com espaço para 90 lojas espalhados por seus quatro andares, há tempos o local implorava por uma reforma: fosse nas suas escadas rolantes caquéticas, fosse no seu estacionamento, um dos piores da cidade.

Lar de lojas de música, perfume, sorvete, sex shop, tatuagem, chocolate, roupas, farmácia, cartório, cooperativa de crédito, cafeteria e alguns restaurantes, o local merecia mais respeito. Pelo sua história e também qualidade, sempre muito limpo e bem cuidado (com exceção das escadas rolantes).

Contudo, aparentemente a transição não foi tão simples assim.

Alguns lojistas que nos procuraram disseram que a administração do centro comercial não quis renovar os contratos no final do ano passado, dando um prazo apertadíssimo para que os lojistas arrumassem outro ponto para onde ir. “Foi uma total falta de respeito. Teve lojista que desistiu dos sonhos porque eles mal nos comunicaram”, disse uma pessoa entrevistada que não quis se identificar.

Outra lojista disse que não vai desistir do seu sonho e pretende buscar na Justiça uma forma de voltar. “Não pode acabar assim”, disse.

Tentamos, sem sucesso, contato com a nova administração do Shopping H.

Agora, só nos resta torcer para que a reforme fique tão bonita quanto parece prometer e que esse imbróglio com alguns ex-inquilinos se resolva o quanto antes. Uma coisa é certa: reforma sempre causa transtorno, mas eis o Shopping Neumarkt sempre reformando e raramente tendo problemas com lojistas e frequentadores.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE