Juros atingem o maior patamar desde 2017
Foto: Imagem meramente ilustrativaWednesday, 29 March 2023
Para famílias a taxa média de juros alcançou 58,3% ao ano, alta de 10 pontos percentuais.
Dados do Banco Central divulgados nesta quarta-feira apontam que a taxa média de juros cobrada por instituições financeiras avançou para 44,23% ao ano, até o mês de fevereiro. É o maior nível desde agosto de 2017, quando este patamar estava em 45,59%. Os dados consideram taxas médias para famílias e empresas negociadas livremente entre bancos e clientes.
Especificamente para as empresas, a taxa média de juros subiu para 24,2% ao ano, alta de 2,7 pontos porcentuais em doze meses. Para famílias, esse nível é o dobro - a taxa média de juros alcançou 58,30% ao ano, elevação de 10,2 pontos percentuais em doze meses. É o maior patamar para pessoas físicas desde outubro de 2017, quando a taxa estava em 58,85%.
— É resultado do momento econômico que estamos vivendo. Nós temos a Selic [taxa básica de juros] mantida em patamares elevados de 13,75% e o Banco Central sinalizando que vai manter ainda algum tempo essa taxa elevada, mesmo com pressão do governo [para queda nos juros] — avalia Miguel Ribeiro de Oliveira, diretor-executivo da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).
Um dos efeitos dos juros elevados é o endividamento das famílias com bancos e instituições financeiras. Até janeiro de 2023, a inadimplência estava em 48,8%, alta de 1 ponto percentual em 12 meses, segundo do dados do BC.
— As estatísticas de fevereiro mostram claramente que o ciclo de queda na oferta e da demanda de crédito foi acentuada (...) As razões são muitas. Há a inflação elevada; o efeito do forte aperto monetário; um fim das antecipações de caixa, fundo de garantia, 13º e todos os outros incentivos [ao consumo] do período eleitoral que foram esgotados; um endividamento elevado que limita a capacidade de absorção de crédito, etc. — cita Nicola Tingas, economista-chefe da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi).