Saiba como vai funcionar a CNH eletrônica e providenciar a sua

Saiba como vai funcionar a CNH eletrônica e providenciar a sua
Foto: José Cruz

Tuesday, 15 August 2017

Documento digital poderá ser substituído pelo impresso já em 2018.

A partir de fevereiro de 2018 motoristas de todo país poderão apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em formato eletrônico, a CNH-e. A emissão do documento digital foi aprovada no dia 25 de julho de 2017, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e a medida foi publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte.

O formato digital terá a mesma validade do documento impresso, visto que será assinado com certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

Para obter a CNH-e o motorista deverá realizar cadastro no Portal de Serviço do Denatran e assinar a solicitação com certificado digital ICP-Brasil ou por meio do e-mail, no balcão do Detran. Após o cadastro, o interessado receberá um link para realização do login no aparelho em que deseja ter sua CNH digital.

Dessa forma, a CNH poderá ser apresentada no aparelho eletrônico, smartphones e tablets, aos agentes de trânsito, que verificarão a autenticidade do documento através da leitura do QR-Code apresentado.

“Estamos dando um passo à frente, desburocratizando o processo. Há um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento. Com isso, quem esquece a CNH em casa, não estará sujeito à multa e pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital”, destacou o ministro das Cidades, Bruno Araújo.

A CDL Blumenau oferece o serviço de certificação digital. O atendimento é realizado na sede da entidade ou no local agendado pelo interessado. Entre outras vantagens, a CDL oferece valores abaixo do mercado e associado ainda tem desconto, pagamento facilitado, suporte local, liberação do certificado em até 24 horas e ampla linha de certificados. Para mais informações sobre Certificado Digital basta entrar em contato pelo fone (47) 3221-5763 ou e-mail contato.certificacao@cdlblumenau.com.br.

 


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE