Teka pede falência

Friday, 07 February 2025
Dívida bilionária acumula passivos trabalhistas, tributários e com fornecedores.
Com uma dívida bilionária, a Teka solicitou falência após mais de 12 anos em recuperação judicial. O pedido, feito na última quarta-feira (05), está sendo analisado em Blumenau/SC, com a decisão final dependendo da aprovação ou rejeição do juiz responsável. Além de Blumenau, a empresa mantém uma filial em Artur Nogueira.
O administrador judicial do processo propôs a “falência continuada”, com o objetivo de manter a empresa em funcionamento, mesmo com a mudança de status. Essa proposta visa preservar a função social da empresa, garantindo a manutenção dos empregos e da atividade econômica.
Nesse modelo, a Teka poderia continuar suas operações sem a pressão das dívidas, por meio do fresh start (recomeço financeiro), enquanto seus ativos seriam geridos pela massa falida para quitar as obrigações.
A empresa emprega diretamente quase duas mil pessoas e é considerada uma das principais empresas do setor têxtil no país. No entanto, a empresa acumula dívidas de passivos trabalhistas, tributários e com fornecedores, que se tornaram insustentáveis ao longo dos anos.