Inadimplência diminui 1,87% no mês de agosto em Blumenau

Inadimplência diminui 1,87% no mês de agosto em Blumenau
Foto: Reprodução

Monday, 11 September 2017

Comparado com o ano passado, a variação do índice praticamente não mudou.

Pela quarta vez no ano e a segunda consecutiva, a inadimplência de Blumenau diminuiu. Em agosto, a queda foi de 1,87% em relação ao mês de julho. O índice é calculado pelo Projeto de Extensão Cidadania Financeira no Vale do Itajaí da FURB com base nos dados do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), serviço oferecido CDL Blumenau.

O economista e professor da FURB, Bruno Thiago Tomio, explica que, assim como em julho, a queda da inadimplência de agosto está relacionada com a liberação dos recursos do FGTS das contas inativas. Outro ponto a ser destacado é que em agosto houve quitação de dívidas menores, diferente do mês passado, que apresentava um cenário de pagamento de dívidas grandes. “Isso denota o comprometimento tanto das empresas quanto dos consumidores para colocar seus orçamentos em dia”, comenta Tomio.

Para o presidente da CDL Blumenau, Helio Roncaglio, o mês de agosto pode ser considerado bom para o comércio da cidade, ao levar em conta o índice de inadimplência. “Esta foi a segunda queda consecutiva da inadimplência. Além disso, há variações positivas nos indicadores de registros e cancelamentos no SPC, indicando a recuperação de crédito pelo comércio e pelos consumidores”, argumenta Roncaglio.

Registro e Cancelamentos

Comparado com agosto do ano passado, conforme mostra o gráfico abaixo, a variação do índice de inadimplência é quase igual neste mês (-1,99% de agosto de 2016 ante -1,87% de agosto de 2017). Já em relação à quantidade de registros no SPC da CDL Blumenau, em agosto de 2017, houve um aumento de 27,13% em relação ao mês anterior. Quando se trata de cancelamentos de registros, observa-se que, em relação ao mês anterior, agosto de 2017 apresentou um aumento de 16,84%.  Este é o quinto aumento do ano.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE