Praça do Empreendedor encerra o ano com 90 mil atendimentos

Praça do Empreendedor encerra o ano com 90 mil atendimentos
Foto: Eraldo Schnaider

Tuesday, 09 January 2018

Em 2017, o local registrou também a abertura de 3.550 empresas no município.

Durante o ano, a Praça do Empreendedor, situada no Shopping Park Europeu, realizou 90 mil atendimentos e viabilizou a abertura de 3.550 empresas, beneficiando 4.694 trabalhadores do município. Os dados incluem os atendimentos prestados pela Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), também instalada no local.

Segundo o diretor de Apoio ao Empreendedor, Rafael Phillipe de Oliveira, a Praça é hoje um case de sucesso na gestão pública. “É referência no Estado, já que atua em todos os processos necessários para a abertura de empresas no município de forma rápida e desburocratizada”, diz.

O atendimento da unidade ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e é voltado principalmente para as empresas, incluindo a alteração de informações e formalização de novos estabelecimentos. De acordo com Rafael, a previsão é prestar serviço totalmente online para as baixas de empresas. “Em média, nossos serviços feitos via sistema, que não requer a presença física do cidadão, supera o número de atendimentos presenciais”, afirma.

Novidades

Em 2017, o espaço de atendimento foi ampliado e passou a contar com mais de 200 metros quadrados de área. Além disso, uma parceria firmada com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema) possibilitará o acesso do público a serviços de protocolo, análise e orientação relacionados a processos ambientais na Praça do Empreendedor.

Outra novidade já em uso no local é o totem de autoatendimento do Sebrae. O equipamento está à disposição para consultas sobre agendas de cursos, formalização e impressão de guias do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e Declaração Anual do microempreendedor individual (MEI), entre outros serviços.

Em conjunto com o Sebrae, a Praça disponibiliza cursos gratuitos ao empresário iniciante para que ele possa constituir o seu primeiro CNPJ e se tornar um MEI, além de suporte gratuito para o iniciante no processo de inscrição no município com a isenção das taxas de expediente e alvará.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE