64% dos deputados acham que economia vai na direção errada

Thursday, 03 July 2025
Viés negativo com a política econômica sob o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou inclusive entre deputados da base aliada.
A política econômica do Brasil está indo na direção errada para 64% dos deputados federais, enquanto 28% acreditam que o caminho é o correto, segundo pesquisa Genial/Quaest publicada nesta quarta-feira (2).
O resultado demonstra piora das perspectivas em pouco mais de um ano. Em maio de 2024, 55% dos parlamentares tinham opinião negativa sobre a política econômica do país, contra 40% que apontaram que a direção era certa.
O viés negativo com a economia sob o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou inclusive entre deputados da base aliada do governo.
Segundo o levantamento, 21% dos deputados que se dizem da base aliada afirmam que a política econômica está indo para a direção errada. Em maio de 2024, eram 15%.
Já os que afirmam que o caminho é o correto caiu para 70%, contra 81% em maio do ano passado.
Entre os parlamentares da oposição, 100% afirmam que o caminho é negativo. Há pouco mais de um ano a parcela era de 95%.
Já entre deputados que se dizem independentes, o viés negativo corresponde 81%, ante 61% em maio de 2024. Neste mesmo grupo, os que consideram que a direção é certa é de 9%, contra 30% na pesquisa anterior.
Foram entrevistados 203 deputados federais (40% do número total) pela Quaest, presencialmente e online, entre 7 de maio e 30 de junho. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.