Celesc esclarece duplicidade de faturas e descarta tentativa de fraude

Celesc esclarece duplicidade de faturas e descarta tentativa de fraude
Foto: Divulgação

Friday, 16 January 2026

Companhia explica erro operacional que afetou 109 mil clientes em Santa Catarina e orienta como proceder com o pagamento da conta de luz.

A Celesc veio a público nesta semana para desmentir boatos que circulam nas redes sociais sobre um suposto golpe envolvendo faturas de energia elétrica. A polêmica começou após consumidores relatarem o recebimento de duas contas diferentes referentes ao mês de janeiro. Segundo a estatal, o episódio foi causado por um erro operacional pontual e não representa qualquer tipo de fraude ou alteração de valores.

Entenda o que causou o reenvio das contas

A falha ocorreu especificamente nas faturas impressas no dia 2 de janeiro, durante a primeira etapa de leituras do mês. Um problema na aprovação da nota fiscal junto à Secretaria da Fazenda impediu que o código de barras e o boleto bancário fossem validados, deixando apenas o Pix como opção de pagamento funcional naquelas guias.

Para solucionar o problema e garantir que todos os clientes — especialmente aqueles que não utilizam meios digitais — pudessem quitar seus débitos, a Celesc decidiu reemitir as faturas com um novo número de nota fiscal, mas mantendo o valor original idêntico.

O que o consumidor deve fazer?

A companhia catarinense tranquiliza os usuários com as seguintes orientações:

  • Já pagou a primeira fatura? Se você efetuou o pagamento via Pix na conta que chegou primeiro, pode desconsiderar a segunda via. Não haverá cobrança duplicada.

  • Não pagou ainda? Utilize a segunda fatura recebida, que já possui o código de barras e boleto validados para pagamento em qualquer banco ou lotérica.

  • Dúvida no beneficiário? Ao pagar, verifique sempre se o nome do favorecido é "Celesc Distribuição".

Cerca de 109 mil unidades consumidoras foram afetadas em todo o estado. Clientes que recebem a fatura por e-mail ou que utilizam o débito automático não foram impactados por esta inconsistência.

Canais oficiais

Para evitar cair em golpes reais, a Celesc recomenda que a segunda via seja emitida apenas pelos canais oficiais: o aplicativo da Celesc, a Agência Web no site oficial, ou pelo WhatsApp oficial da companhia: (48) 99860-0067.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE