Hairceuticals são a nova tendência do mercado em 2017

Hairceuticals são a nova tendência do mercado em 2017
Foto: Reprodução

Friday, 03 February 2017

Apenas na Europa, Ásia e Oceania o segmento chegou ao primeiro US$ 1 bilhão ainda no trimestre de estreia.

Numa época onde a aparência tem contado cada vez mais, uma grande tendência do mercado são os hairceuticals, ainda pouco difundidos no Brasil e inéditos em Blumenau.

É altamente provável que você jamais tenha ouvido falar nessa palavra, então vamos explicá-la. Grosso modo, hairceutical é como um dermocosmético, mas para os cabelos ao invés da pele. Uma espécie de ‘capilocosmético’, em um neologismo nosso, ou ‘capilacêuticos’ (já que a palavra, em inglês, é uma junção de ‘cabelo’ com ‘farmacêutico’.

São produtos que visam combater vários tipos de problemas capilares que vão desde o ressecamento à queda dos fios, mas que também oferecem cosméticos como tintas e cremes.

A maioria leva elementos naturais, tais como plantas, combinados a proteínas hidrolisadas, aminoácidos e outros ativos inspirados na indústria farmacêutica, que teoricamente potencializam sua ação e cujo mercado teve um crescimento vertiginoso em 2016.

Figurando no topo de algumas das maiores pesquisas para as tendências do mercado, a febre do hairceuticals tem sido especialmente forte no mercado asiático e na Oceania (em especial na Austrália), chegando com velocidade surpreendente à cifra de US$ 1 bilhão.

Esse nicho específico de mercado se divide em duas fatias: uma focando em produtos naturais e outra focando na alopatia, bem como no uso medicinal de tais produtos.

Empresas dessa categoria têm sido chamadas de haircare (‘cuidados com os cabelos’, em livre tradução) e gigantes, como a francesa Phyto, que usa mais de 500 plantas em suas fórmulas que desenvolve em parceria com o conceituado Saint-Louis Hospital parisiense, devem chegar ao Brasil ainda no primeiro semestre de 2017.

A empresa tem em seu catálogo até um produto feito utilizando a tecnologia das células-tronco chamado Phytologist 15 que promete parar imediatamente com quedas de cabelo e reiniciar o crescimento do mesmo em até dois meses. Miraculoso, se de fato cumprir a promessa.

Para quem tem dinheiro para investir, procura um segmento seguro, entende do assunto (o que é fundamental) e pretende iniciar uma startup, há poucas idéias melhores que essa no momento.


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Ricardo Latorre

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