Hotel Europa reabre com novo nome no coração de Blumenau

Monday, 09 February 2026
Sob comando do grupo Franco, tradicional hospedagem do Centro volta a operar
O cenário hoteleiro da Rua Sete de Setembro ganha um novo fôlego nesta semana. Após um período de portas fechadas, o antigo Hotel Europa, localizado estrategicamente em frente à Catedral São Paulo Apóstolo, reabriu oficialmente nesta segunda-feira (9). O empreendimento agora passa a se chamar Hotel Franco, marcando a chegada de uma nova rede ao "coração" da cidade e reforçando o movimento de renovação do setor em Blumenau.
Mudança de marca e expansão estratégica
A transação, que envolveu o prédio histórico na região central, traz para a cidade a bandeira do grupo Hotel Franco, que já possui operação em Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste catarinense. Segundo Marcos dos Santos, gerente geral de expansão da rede, a escolha por Blumenau foi natural devido ao vigor econômico e ao calendário de eventos que atrai turistas o ano todo.
Diferente de grandes reformas estruturais, a nova gestão optou por uma reabertura ágil. O foco inicial foi a revitalização da recepção, atualização de sistemas elétricos e hidráulicos, além de melhorias pontuais no mobiliário dos 112 apartamentos.
O que o hóspede de Blumenau pode esperar
O Hotel Franco chega com a proposta de oferecer uma hospedagem funcional e bem localizada. Situado a poucos metros da Rua XV de Novembro, o hotel mira tanto o turismo de negócios quanto os visitantes que buscam proximidade com o comércio e a gastronomia central.
Embora a operação já tenha iniciado, o grupo planeja uma segunda etapa de modernização. "Nosso intuito era primeiro reabrir. Em um segundo momento, teremos um projeto arquitetônico para uma reforma mais profunda nos quartos das categorias luxo e suíte", explicou Santos à coluna de Pedro Machado.
Renovação do centro histórico
A reabertura é vista com bons olhos pelo setor comercial local. Um prédio desse porte em atividade gera fluxo de pessoas e aumenta a segurança na região central. É mais uma peça que se move no tabuleiro da hotelaria blumenauense, que recentemente também viu trocas de gestão em outros ícones da cidade, provando que o setor continua em plena expansão.