Como melhorar meu score de crédito?

Como melhorar meu score de crédito?
Foto: Reprodução

Sunday, 15 April 2018

Os bancos impõe regras - e até sugerem 'venda casada' - para aumentar seu limite de crédito. Mas como realmente é possível subir essa pontuação?

Melhorar seu score de crédito não vai acontecer da noite para o dia. Um bom score é como uma caminhada na rua: você só vai conseguir correr 10 km se seguir um ritmo de treinamento durante certo tempo.

No caso do seu score de crédito, você só vai conseguir aumentá-lo se conseguir manter um bom histórico financeiro ao longo do tempo. Mas não se preocupe! Mesmo quem até hoje não tinha uma pontuação muito boa, ainda pode começar a mudar de hábito e melhorá-la.

Pensando nisso, abaixo vamos te explicar o que é o score de crédito, para que ele serve e como você pode fazer para melhorar sua reputação diante das instituições financeira!

O que é o score de crédito?

O score de crédito é a maneira que os bancos e instituições financeiras têm de identificar se você é um bom pagador. Ou seja, na hora que você vai solicitar um empréstimo ou financiamento, por exemplo, eles fazem uma análise da sua pontuação para entender qual a probabilidade de você honrar a dívida.

Ele é uma espécie de pontuação calculada pelo Serasa para medir o risco que uma instituição correrá ao ceder crédito a você. Essa pontuação pode ir de 0 a 1000, sendo que quanto mais próximo de 1000, melhor será sua reputação financeira e, portanto, mais facilmente você será aprovado em suas solicitações de crédito.

O que pode afetar negativamente meu score de crédito?

Existem alguns fatores que contribuem para a queda do score de crédito de uma pessoa, sendo eles:

  • Informações negativas consistentes em execuções judiciais;
  • Protestos;
  • Cheques sem fundos;
  • Ações de busca e apreensão;
  • Participação em empresas falidas ou em recuperação judicial;
  • Anotações de inadimplência (bancos, cartões de crédito, financeiras, telecomunicações, varejo e serviços).

Como fazer para melhorar minha pontuação?

Além de evitar quaisquer dos problemas mencionados acima, é possível tomar algumas pequenas atitudes e mudanças nos seus hábitos financeiros que trarão melhorar para seu score de crédito. Mas lembre-se: você deve manter um histórico de “bom pagador”, não basta apenas seguir essas dicas por um tempo. Veja só:

Pague suas contas em dia

Em primeiro lugar, as contas. O seu score de crédito leva em consideração se você deixa muitas contas em atraso, por isso, é importante manter o pagamento sempre dentro do vencimento. Em relação aos cartões de crédito, quando você não puder pagar o valor integral da fatura, é importante que pague pelo menos parte dela dentro do vencimento.

Quite mesmo as dívidas mais antigas

Depois de 5 anos, não é permitido manter a negativação de uma dívida. Contudo, uma dívida nunca deixa de existir. Na análise da sua pontuação é possível enxergar se uma dívida foi retirada do Serasa porque o tempo passou ou porque você a quitou. Mesmo que ela não apresente mais riscos de levar seu nome ao SPC, é importante para seu histórico que ela seja quitada.

Tenha conta em mais de um banco

Cada banco possui algumas particularidades na hora de calcular o score de crédito. Possuir conta em duas instituições diferentes, portanto, é interessante para melhorar sua pontuação. Isso porque assim você estará alimentando um bom relacionamento com as duas.

Use produtos do banco

Investimentos, cartões de crédito e cheque especial são algumas das opções que podem melhorar sua pontuação. Claro que é preciso bom senso na hora de usar esses produtos, mas quanto mais você for acumulando ao longo do tempo, melhor será visto pelos bancos.

Faça compras no crédito

Pode soar estranho, mas a capacidade de acumular dívidas (e pagá-las, claro) é um dos pontos que influencia positivamente no seu score de crédito. Quem compra tudo no débito ou em dinheiro não terá sua pontuação influenciada. Agora, se você fez compras no cartão de crédito, por exemplo, e paga ele sempre em dia, isso sem dúvidas te colocará no topo do ranking.

Com um histórico de bom pagador, você aumenta a probabilidade de conseguir crédito, como um empréstimo pessoal online que pode ser solicitado pela internet, sem ter que sair de casa.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE