Reitor da Furb apresenta balanço financeiro da universidade

Reitor da Furb apresenta balanço financeiro da universidade
Foto: Divulgação

Friday, 20 April 2018

Natel citou a Constituição Federal de 1988 que “garante às universidades a autonomia didática para definir o conhecimento a ser transmitido, bem como sua forma de transmissão”.

No início da sessão ordinária desta quinta-feira (19), o reitor da Universidade Regional de Blumenau (FURB), professor João Natel Pollonio Machado, ocupou a tribuna livre para falar sobre a saúde financeira da universidade.

Falou sobre a importância da universidade como uma organização puramente democrática. Citou a Constituição Federal de 1988 que “garante às universidades a autonomia didática para definir o conhecimento a ser transmitido, bem como sua forma de transmissão”, apontou.

Exibiu ainda um relatório com números de 2010 a 2017 e explicou que neste período a universidade teve um aumento de 67% na sua receita. “Ela tem uma administração colegiada e eficiente. Os números comprovam esse trabalho que não é apenas de um reitor e sim de 54 coordenadores de cursos, chefes de departamento, diretores de centro, pró-reitores e servidores técnicos-administrativos”, sustentou.

Afirmou que no ano de 2015 a universidade contava com pouco mais de 10 mil alunos pagantes e que no fim de junho de 2018 serão cerca de 8 mil alunos. Explicou que 75% da receita da universidade é proveniente da mensalidade dos estudantes. Lembrou que o corte do FIES exigiu cortes e reformas administrativas.

Disse que a Furb nunca teve facilidades, mas que o modelo dela é economicamente eficiente. “Nós precisamos permitir que mais alunos estejam no ensino superior” afirmou. Afirmou que é preciso discutir a Furb, mas antes disso deve-se discutir o ensino superior como um todo. “Precisamos da ajuda dos vereadores e do Poder Executivo. Nós somos parceiros do desenvolvimento econômico e social da região”, encerrou.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE