Micro e Pequenas Empresas se fortalecem no mercado internacional

Micro e Pequenas Empresas se fortalecem no mercado internacional
Foto: Imagem meramente ilustrativa

Friday, 27 April 2018

Em 2016, quase metade dos exportadores brasileiros foram MPEs. Já são mais de 12 mil negócios desse porte que apostam em internacionalização

De acordo com os dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) foram os únicos negócios brasileiros que registraram crescimento nas exportações em 2016. Neste mesmo ano, conforme o Balanço da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o número de MPEs que fizeram transações para outros países chegou a 12,7 mil. O que equivale a 49,6% do total de exportadores no país. Foi o maior número nos últimos 12 anos.

Para que os dados continuem positivos, o Mercosul discute políticas para facilitar a inserção de pequenas empresas no exterior. A ideia é criar um grupo de trabalho que envolva Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina e desenvolva ações para promover os negócios de pequeno porte.

Para a consultora em comércio exterior e diretora da UP Comex, Erica D. Reinert, a tendência é que o crescimento continue. “As Micro e Pequenas Empresas estão se tornando cada vez mais competitivas e sem medo de arriscar”, afirma. Isso se dá, segundo ela, pela recuperação da economia.

As exportações do segmento somaram US$ 2,2 bilhões, em 2016. “Neste mesmo ano grandes companhias tiveram queda nas vendas externas e as menores, contrariando o momento econômico do país, aumentaram em mais de 10% seus embarques”, lembra Erica.

Segundo a consultora, os empresários devem estar constantemente de olho nas tendências do mercado importador e exportador. “Só assim terão ainda mais confiança para investir e apostar em novos negócios”, diz. Além disso, contar com um apoio capacitado faz toda a diferença. “Profissionais especializados no setor de comercio exterior podem melhor orientar nos caminhos a seguir para ingressar no processo de internacionalização de forma assertiva”, sugere.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE