Dicas de economia em tempos de crise

Dicas de economia em tempos de crise
Foto: Reprodução

Tuesday, 01 May 2018

A crise chegou por aí também? Veja nossas dicas de economia para esses tempos difíceis e sobreviva a mais essa!

Quem mora sozinho, sabe que equilibrar as contas é um processo constante e no momento atual da economia, algo super importante. Administrar bem as finanças em momentos de crise econômica é fundamental para desempregados e empregados, afinal o rendimento da população em geral vem diminuindo com a inflação tão alta, aliada a juros também altos. Já fizemos no passado alguns artigos sobre como economizar dinheiro, ou mesmo economizar no supermercado. Mas a crise atual, me fez querer falar de novo sobre isso com vocês. Veja algumas dicas que podem salvar seu orçamento, nessa época tão complicada:

Dicas de economia em tempos de crise

Pague suas contas em dia

parece uma dica meio óbvia, mas tem gente que perde mais de 100 reais ao mês nisso e nem percebe. Mesmo que estiver apertado, fique de olho nas datas. Reserve o dinheiro com organização, assim você evita multas e juros. Alguns boletos também oferecem descontos para pagamentos antecipados. Fique de olho e boa sorte!

Vai ao supermercado? Desapegue de rótulos

Que tal experimentar uma marca nova de molho de tomate, por exemplo? Às vezes estamos tão acostumados com um serviço que nem nos damos conta de outras opções. Mas esta é a hora de arriscar. Busque alternativas de produtos em marcas locais, as vezes tem até menos conservantes e são mais gostosos do que determinadas marcas famosas. E com certeza são mais baratos.

Não jogue comida fora

Com tanta gente passando fome por aí, desperdiçar comida é quase um crime. Com feijão, faça sopa; com arroz, carne assada ou o que sobrou da bacalhoada, prepare bolinhos. As frutas maduras demais viram compotas, geleias e recheios para bolo.

Precisa de roupas? Não pague pela etiqueta

Não caia na cilada de escolher roupas caras por causa da marca. Roupa tem que ser feita com um tecido confortável que não provoque alergia. E que sejam bonitas, claro.

Fuja dos Financiamentos longos

Comprar carros, imóveis e outros bens que exigem longos financiamentos não é a melhor opção no momento de crise econômica, pois há a expectativa de aumentar a taxa de juros, complicando o pagamento das parcelas futuras. Além disso, tente juntar o dinheiro alguns meses, pois você sempre consegue um bom desconto a vista.

Vá de carona para o trabalho

Poucas coisas subiram tanto de preço nos últimos tempos quanto o valor do combustível. Se você utiliza carro próprio para ir e voltar do trabalho, perca a vergonha e veja a possibilidade de negociar uma carona ou um rodízio de caronas com seus colegas de trabalho que morem próximos a você. Um dia alguém vai de carro, no outro você vai e a economia acontece para todos.

Guarde dinheiro (nem que seja) na poupança

Não é preciso ser um especialista em finanças para começar a economizar. Muita gente prefere esperar encontrar a aplicação perfeita com melhores taxas para começar a guardar dinheiro, mas o melhor mesmo é começar a guardar. Além disso, imprevistos como pneu do carro furar, gás acabar, encanamento do apartamento vazar, são coisas a que todos nós estamos sujeitos, então ter uma reserva para esses casos, evita novas dívidas e stress.

Conclusão

Pois é gente, dizem que depois da tempestade vem sempre um dia claro de verão, então esperamos que essa crise passe logo. Vale lembrar também que, apesar de serem medidas drásticas de economia, boa parte delas é temporária e reversível, ou seja, pode ser cortada, assim que você conseguir pagar as dívidas e restabelecer sua saúde financeira. Até lá, tomara que essas dicas acima tenham siudo de utilidade para vocês ok?

Se você tiver dicas que já pratica na sua casa, não hesite em nos mandar nos comentários!


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE