Yet GO chega em Blumenau e ameaça o Uber já em seus primeiros passos

Yet GO chega em Blumenau e ameaça o Uber já em seus primeiros passos
Foto: Divulgação

Friday, 10 February 2017

A empresa, ao contrário da concorrente, transformou taxistas em parceiros ao invés de rivais e assim vem crescendo rapidamente no mercado.

Em dezembro do ano passado o Uber – empresa de transportes que tem tido problemas sérios com taxistas em várias cidades brasileiras – começou a funcionar em Blumenau.

Ainda em caráter experimental, com carros muito longe de serem de luxo (ou mesmo indignos do padrão mundial criado pela empresa) e motoristas que não seguem as mesmas regras de decoro da multinacional, a empresa não tem se mostrado forte na região e tampouco apresentado algum tipo de concorrência considerável aos serviços de táxi.

E eis que este mês a empresa Yet GO – concorrente direta do Uber – anunciou que já está em funcionamento em Blumenau, já tendo cerca de 50 motoristas em seu cadastro.

Startup legitimamente brasileiro, a Yet GO apresenta seu maior diferencial em referência ao Uber justamente por conta do preço: enquanto a multinacional dos carros pretos tem preços diferenciados para os horários de pico, as taxas do empresa brasileira são fixas.

Nessa plataforma tanto taxistas quanto mototaxistas podem se cadastrar para participar do aplicativo, tornando-se parceiros ao invés de concorrentes, como aconteceu com o Uber, desde que tenha um carro cujo ano de fabricação seja posterior a 2010, apresente quatro portas, ar-condicionado e o motorista tenha a habilitação válida além de não ter registros criminais.

Enquanto uma empresa parece ter partido do pressuposto napoleônico de ‘dividir para conquistar’, a outra parece ter seguido o caminho da ‘coesão como potencializador de forças’.

E eis que surge a Teoria dos Jogos, aqui exemplificada no Dilema dos Prisioneiros: se dois homens são presos sabendo que a polícia não tem provas o suficiente para condená-los e têm diante de si a chance de acusar um ao outro. Porém se ambos se acusarem mutuamente, os dois pegam seis meses de prisão. Se apenas um for acusado e ficar em silêncio ele pega 10 anos de cadeia enquanto seu detrator sai livre. Mas se a polícia entender que ambos estão traindo o comparsa, cada um fica cinco anos preso. Qual a decisão de cada prisioneiro, sendo que um não sabe sobre a condição, propostas e planos do outro?

John Forbes Nash (1928 – 2015, matemático e ganhador do Nobel de Economia em 1994 por sua participação na criação de teorias como o Teorema dos Jogos, Geometria Diferencial e Equações Diferenciais Parciais, conceitos muito difundidos na Economia depois do início da Globalização) acreditava que 40% dos participantes ficaria em silêncio. Dessa forma, analisando o cenário estratégico, os planos da Yet GO parecem muito mais promissores do que a estratégia do Uber.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE