Conheça os premiados da 1ª edição do Prêmio Seae de Loterias

Conheça os premiados da 1ª edição do Prêmio Seae de Loterias
Foto: Reprodução

Sunday, 06 May 2018

Para o secretário Alexandre Manoel, o prêmio é uma iniciativa importante por trazer trabalhos de alto nível, que podem ajudar a fomentar novas linhas de pesquisa

A primeira edição do Prêmio Seae de Loterias reuniu nesta sexta-feira (04/05), na Escola de Administração Fazendária – Esaf, em Brasília, os oito vencedores do concurso promovido pela Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria – Sefel, sucessora da Secretaria de Acompanhamento Econômico – Seae nas atribuições de loterias e promoções comerciais. Conheça os vencedores.

Para o secretário de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria, Alexandre Manoel, o prêmio é uma iniciativa importante por trazer trabalhos de alto nível, que podem ajudar a fomentar novas linhas de pesquisa.

Alexandre lembrou que a modernização do setor em busca de um ambiente competitivo poderá levar o país a aumentar a arrecadação com loterias dos atuais 0,2% do PIB para 4,05% em cinco anos, segundo estimativas de estudos recentes.

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida – que atuou como secretário de Acompanhamento Econômico de maio de 2016 a abril de 2018 – destacou a necessidade de o Brasil investir em estudos técnicos e na capacitação de pessoas para melhorar sua capacidade de monitoramento e fiscalização deste mercado.

“Por esse e outros motivos os pesquisadores estão de parabéns. Eles participam da abertura de discussões importantes, um marco para o Ministério da Fazenda no debate sobre o que se quer do mercado de loterias”, afirmou.

O prêmio teve a participação de candidatos de elevada titulação acadêmica, segundo conta o presidente da banca examinadora, José Luiz Pagnussat. Para ele, o prêmio é um incentivo para que os pesquisadores aprofundem suas pesquisas e contribuam para o conhecimento do mercado.

A diretora de Educação da Esaf, Fabiana Baptistucci, manifestou a satisfação da escola em participar do prêmio e destacou o aspecto social do tema loterias. “Precisamos desenvolver os aspectos da regulação das loterias, a fim de melhor arrecadarmos para destinar mais recursos para a área social”, afirmou.

Os programas sociais foram apontados como “razão de ser” das loterias para o superintendente da Caixa, Walter Nunes. Walter lembrou, no entanto, que é necessário evoluir na legislação e debates sobre o tema, a exemplo do que ocorre em outros países.

Segunda edição

Criado em 2017, o Prêmio é uma iniciativa voltada à pesquisa sobre o tema Loterias, com ênfase nas áreas de Regulação e Responsabilidade Social Corporativa, no qual são inscritos trabalhos individuais ou em grupo, de candidatos de qualquer nacionalidade, idade ou formação acadêmica.

O concurso foi realizado pela Esaf e Getúlio Vargas, com patrocínio da Caixa Econômica Federal. A segunda edição deverá ser anunciada em breve.

Conheça os vencedores

Foram premiados trabalhos do Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Maceió


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE