Quantos projetos teriam dado errado se não houvesse persistência?

Quantos projetos teriam dado errado se não houvesse persistência?
Foto: Divulgação

Thursday, 16 February 2017

O caminho para empreender é tortuoso e muitas vezes você vai ter sua força de vontade, autoconfiança e fé postos em xeque. Conheça alguns casos de sucesso de gente que não se rendeu.

Thomas Edson certa vez disse que o talento – e, consequentemente, o sucesso – é 1% inspiração e 99% transpiração. A frase pode parecer um jargão batido, mas faz sentido.

Quantas vezes você já viu (ou leu sobre) projeto que deram certo logo na primeira tentativa? Os casos são raríssimos e é mais comum histórias de bilionários que faliram antes de fazer suas fortunas, como Henry Ford (Ford), Walt Disney (Disney), Anna Nicole Smith (modelo), H.J. Heinz (Heinz), George Foreman (Grill George Foreman), Bob Guccione (Penthouse), Kim Basinger (atriz), Clarence Saunders (Safeway), Milton Hershey (Herchey’s), Larry King (jornalista), William C. Durant (GM), Ulysses S. Grant (político), Francis Ford Coppola (diretor de cinema), Isaac Hayes (cantor) e até o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O que essas pessoas têm em comum é não terem se deixado abater pelas adversidades e acreditar mais em seu próprio potencial do que nas probabilidades que iam contra seus sonhos. Essas pessoas agüentaram todos os golpes da vida sem esmorecer e, assim venceram

Além do que, muitas vezes o sucesso ocorre por conta de um desvio de percurso.

O médico ortopedista alemão Bernhard Heine, ao ver a dor que algumas mulheres sentiam ao dar a luz, resolveu criar em 1830 uma pequena serra para auxiliar na separação dos ossos a pélvis chamada osteótomo. Vários médicos começaram a usar o invento para cortar ossos em emergências e em 1920 uma empresa licenciou o produto visando cortar madeira: a motosserra.

Uma história parecida ocorreu quando o médico inglês Joseph Lawrence – adepto das teorias de Louis Pasteur – criou um anticéptico durante as cirurgias para matar os germes. Deu tão certo que o produto passou a ser utilizado para esterilizar os instrumentos cirúrgicos e até como detergente. Até que em 1876, o também médico Joseph Lister percebeu que o produto poderia ser usado para combater o mal hálito, fazendo com que nascesse assim o Listerine.

Até no ramo gastronômico isso já ocorreu, como foi o caso dos médicos adventistas John Harvey Kellogg e Will Keith Kellogg que criaram os cereais matinais depois de deixar sem querer a granola passar do ponto e ressecar, ou mesmo o chef George Crum, que para se vingar de um cliente chato criou batatas muito finas e crocantes, fazendo surgir as ‘chips’.

A História está repleta de exemplos de pessoas que enriqueceram porque fracassaram (como a cola fraca desenvolvida por Spence Silver para a 3M que acabou criando a indústria bilionária do Post-It ou o papel de parede 3D criado por Alfred Fielding e Marc Chavannes que acabou se tornando o plástico-bolha).

Outro exemplo de perseverança é Bill Bowerman que, usando uma forma de waffle para dar o formato do solado de um tênis, criou a Nike, empresa multinacional e uma das maiores fabricantes de calçados do planeta hoje em dia.

A vida não é fácil. O mercado, tampouco. Mas se você acreditar nos seus sonhos, aguentar as adversidades e vencê-la poderá descobrir que não há período com mais oportunidades do que uma época de crise.

Apenas analise seu projeto com olhos críticos e, se valer a pena, simplesmente não desista.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE