Consumidor 5.0: sua empresa está preparada para atendê-lo?
Foto: ReproduçãoFriday, 25 May 2018
Imediatista, adepta das comodidades da tecnologia e com foco no relacionamento e posicionamento das marcas, nova geração de clientes trazem consigo desafios para gestores brasileiros. Consultor empresarial fala sobre ações para atrair este perfil de público.
Nunca se falou tanto em gerar engajamento para os negócios. E o termo, utilizado para descrever ações de aproximação entre empresas e clientes, criando uma relação duradoura entre as pontas, chega junto com um novo perfil de cliente: o consumidor 5.0. Conectado, ele busca comodidade e dá prioridade a marcas que estejam alinhadas ao seu propósito. De acordo com o consultor empresarial Roberto Vilela, o grande desafio dos gestores é proporcionar a este público uma junção de produtos de qualidade, atendimento de alto padrão e preço interessante.
“Não é fácil garantir sucesso nestes quesitos. Uma das questões que chamam a atenção é o crescimento das compras online, o que evidencia a procura por facilidade. Segundo o Ebit, só em 2017 foram movimentados mais de R$ 47 bilhões nestas plataformas. Para competir com a compra de sofá, é preciso ter uma estratégia certeira”, avalia o consultor.
Roberto destaca três questões que precisam ser observadas pelas empresas que queiram atrair o consumidor 5.0:
1 – Use a tecnologia a seu favor: foi-se o tempo em que site responsivo e e-mail de contato eram canais suficientes. “Esteja nas redes sociais, nos aplicativos de mensagens instantâneas. Não só para marcar presença, mas para, de fato, interagir com o consumidor, responder dúvidas, avaliar melhorias, atender rapidamente. Se possível, conte com uma equipe especializada no marketing digital para que a interação por meio destes canais seja eficaz”, destaca.
2 – Relacionamento é tudo: entender o seu cliente e as necessidades dele é o primeiro passo para o sucesso das vendas. “Entregue mais do que um produto ou serviço. Quando uma pessoa escolhe a sua empresa, tenha em mente que abriu um canal importante para um relacionamento de longo prazo. Invista no pós-venda, no contato por diferentes canais, no bom senso na oferta, sempre levando em consideração as preferências do cliente”, comenta.
3 – Tenha um posicionamento claro: e não tenha vergonha de falar dele. “As pessoas consomem, cada vez mais, por identificação. Muitas vezes ela até poderia ter acesso a um produto mais barato que o seu, mas preferem comprar da sua empresa por conta do impacto que ela causa na comunidade em que está inserida”, reforça o consultor.
Por fim, Roberto ainda indica o investimento no treinamento das equipes. Para ele, entender o propósito da empresa é o primeiro passo para que os profissionais possam atuar de forma eficaz, atingindo o público-alvo com abordagens precisas e canais qualificados.