Ações da Petrobras sobem e Bovespa fecha em alta
Foto: ReproduçãoWednesday, 30 May 2018
Ações da Petrobras saltam 14% e Bolsa de Valores fecha em alta depois de quatro dias em queda consecutiva.
As ações da Petrobras se valorizaram nesta terça-feira (29), e a Bolsa de São Paulo fechou em alta. O presidente da Petrobras, Pedro Parente, procurou acalmar os investidores.
Na conferência, por telefone, o presidente da Petrobras disse que “apesar da queda no preço das ações nos últimos dias, a situação da empresa é muito diferente de dois ou três anos atrás”.
Pedro Parente ressaltou que a Petrobras cumpriu por três anos seguidos suas metas de produção e reduziu o endividamento. Mas reconheceu que a greve dos caminhoneiros afetou a companhia.
“A Petrobras não é uma ilha dentro do Brasil, muitas outras empresas, aliás, todas as empresas, passaram por esse problema”, disse Parente.
Durante a conferência, o presidente da Petrobras respondeu a perguntas dos investidores e, o tempo todo, ele fez questão de deixar claro que a empresa não terá prejuízos, e que a companhia continua com toda a liberdade para aplicar, aqui no Brasil, as variações do preço do petróleo no mercado internacional.
Mas os investidores quiseram saber se a redução no preço do diesel não é exatamente uma mudança nessa política.
“Então, é uma mudança na política de preços? Pode ser uma mudança em certos aspectos da política, mas certamente, como eu já anunciei, o nosso objetivo não é produzir uma redução no resultado econômico dessa política, está mantida sim, independentemente da periodicidade, a nossa prerrogativa de fazer os ajustes que sejam necessários”, declarou Parente.
Depois de despencarem na segunda-feira (28) e provocarem a maior queda do índice Ibovespa em um ano, as ações da Petrobras reagiram nesta terça. Os papéis preferenciais fecharam em alta de 14%.
Isso ajudou a empresa a sair do quarto, para o segundo lugar entre as mais valiosas da bolsa. Até a semana passada, era a primeira. O índice Ibovespa ficou positivo.
“Teve um exagero do mercado, com medo do Parente sair e a Petrobras rever toda a política dela. Eu acho que a teleconferência trouxe uma tranquilidade nesse sentido, mas a gente vai precisar acompanhar os próximos passos da greve, os próximos meses, para ver se a gente consegue recuperar”, explica Luiz Eduardo Portella, economista do Modal Asset.