Gasolina volta a terminar nos postos de Blumenau

Gasolina volta a terminar nos postos de Blumenau
Foto: Rick Latorre

Friday, 01 June 2018

A enorme demanda a ser suprida no primeiro dia em que os postos foram reabastecidos acabaram com a possibilidade de estoques e espera-se que sejam reabastecidos ainda hoje.

Na noite de quarta-feira (30) a Agência Nacional de Petróleo (ANP) divulgou nota onde afirmava que o abastecimento de combustíveis estava se normalizando em todas as capitais do Brasil.

Blumenau – que é interior – já começou a encontrar filas logo no meio da tarde em alguns dos principais postos da cidade. E, conforme as horas foram avançando, as filas foram só piorando, chegando a dobrar quarteirões em alguns bairros e até mesmo na região central.

No começo da madrugada de quinta – feriado de Corpus Christi – as filas começaram a diminuir e as pessoas conseguiram abastecer com mais tranquilidade, como ocorreu em bairros como Vorstadt, Garcia e Badenfurt. Contudo, algumas pessoas sem paciência de esperar nas filas ou indispostas a sair de madrugada, resolveram abastecer no feriado.

E eis a surpresa previsível: ontem a gasolina já havia terminado na maioria dos postos de Blumenau. O estoque que eles tinham foi usado para abastecer as filas quilométricas e quem quis deixar para sair da reserva no dia de folga, acabou dando de cara com bombas secas.

A expectativa – de acordo com os postos ouvidos pela Equipe do BLUMENEWS nessa quinta – é de que novos caminhões vão chegando entre a madrugada e a manhã de sexta para reabastecer os reservatórios. Dessa forma é possível que ainda hoje volte a ter gasolina na cidade.

Os ônibus já foram abastecidos, também, e espera-se que na segunda-feira tudo já esteja normalizado. O que levanta a questão de por quê a Blumob/Piracicabana está mantendo o horário especial até segunda.

O fato é que após 11 dias de greve a Fecomércio estima que cerca de 80% dos empresários catarinenses tenha sido afetado com a paralisação. “Não devem mais penalizar o setor produtivo e a sociedade, desidratando a competitividade dos produtos e serviços brasileiros”, nas palavras do presidente da federação, Bruno Breithaupt.

Vale ressaltar que não são apenas postos de gasolina e o agronegócio que são atingidos, mas também mercados, o setor hoteleiros e toda a economia como um todo. Um exemplo disso são os restaurantes que deixaram de abrir nos últimos dias por falta de gás. E quem vai repor o prejuízo deles?

O gás, aliás, está se tornando um problema ainda mais sério que a gasolina. Pessoas estão tendo problemas para cozinhar em suas próprias casas por conta da falta de gás, que não estava sendo vendido em local algum da cidade até o fechamento desse artigo, às 4h53’ de hoje.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE