Bolsa de São Paulo registra a maior alta desde 2011

Bolsa de São Paulo registra a maior alta desde 2011
Foto:

Monday, 20 February 2017

Com isso a impressão que fica é de que, aos poucos, o mercado retoma o fôlego e começa a se reestruturar para, talvez antes do esperado, superar a crise econômica.

Nesta segunda-feira (20/02) a Bovespa fechou em alta, ultrapassando os 68 mil pontos pela primeira vez em seis anos, com as ações da Bradespar e da Vale liderando os ganhos após anúncio sobre mudança em acordo de acionistas da mineradora.

Houve um avanço de 1,16% no Ibovespa, a 68.532 pontos.

É a maior alta desde o fechamento do dia 8 de abril de 2011, quando a bolsa terminou o dia a 68.718. Nas semanas anteriores a Bolsa de Valores de São Paulo já vinha apresentando valores que mostravam a superação de marcas desde o ano de 2012. E isso é muito positivo.

Em fevereiro a Bolsa tem avançado 5,97%. No acumulado do ano, sobe 13,7%.

No caso da Vale, as ações preferenciais subiram mais de 6%, e as ordinárias, quase 7%. De acordo com informações da mineradora, um novo acordo de acionistas (prevendo a incorporação da Valepar pela empresa), além da proposta de viabilização da listagem da mineradora no segmento do’ Novo Mercado’ da BM&FBovespa, transformando-a em uma sociedade sem controle previamente definido.

A notícia é positiva de acordo com avaliações de analistas especializados (como os do Credit Suisse e do BTG Pactual), levando a empresa a ter um avanço de 16% em sua ações, o que garantiu sua liderança nos ganhos da Ibovespa.

Conspirando a favor da boa maré da mineradora estão a alta em commodities de minério de ferro na China (finalmente)e nos preços do petróleo, elevando a Petrobras a cerca de 2% nas ordinárias e preferenciais.

Como o feriado nos Estados Unidos debandou a agenda econômica global, investidores internacionais voltaram suas atenções para eventos de grande relevância esperados para esta semana. Entre eles, a decisão do Banco Central sobre a taxa de juros brasileira.

No Mercado Exterior, o mercado anseia por decisões do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o pacote fiscal, cuja expectativa levou Wall Street a renovar máximas históricas na semana passada.

Aos poucos, dessa forma, o Brasil começa a demonstrar os primeiros esforços reais de superação da crise.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE