Sebrae auxilia na criação de três novos passeios em Pomerode

Sebrae auxilia na criação de três novos passeios em Pomerode
Foto: Divulgação

Tuesday, 10 July 2018

Viagens serão feitas durante os finais de semana do Festival Gastronômico.

Quem visitar o Festival Gastronômico de Pomerode aos finais de semana terá muito mais do que deliciosos pratos para saborear. Com o auxílio do Sebrae/SC, por meio do projeto Pomerode Experience, três novos passeios estão sendo oferecidos aos turistas. As excursões têm foco cultural, rural e gastronômico, e levarão os visitantes para conhecer as comunidades do interior da cidade.

“O grande desafio atual para os destinos turísticos é disponibilizar opções aos turistas para que permaneçam mais tempo nestes locais. Esses três novos passeios irão com certeza ajudar Pomerode a alcançar esse objetivo. Vale ressaltar que essa iniciativa partiu da comunidade e coube a nós auxiliá-la na organização e divulgação”, explica Aloisio Vicente Salomon, analista do Sebrae/SC.

Um dos passeios é pela Rota Enxaimel, na qual o passageiro terá uma experiência cultural e gastronômica típica alemã no maior conjunto de construções em estilo arquitetônico enxaimel fora da Alemanha. A viagem inclui degustação de café rural em um clube de caça e tiro e a participação em competições típicas.

“São competições dos colonizadores, como serrador de tora e chope em metro. A novidade deste ano é a corrida com ovo cozido na colher. A ideia é transportar as pessoas para outro período da nossa história, quem sabe até despertar lembranças de infância. O objetivo é valorizar nossas tradições e encantar quem visita a cidade”, explica Ronald Kreidel, guia da rota.

Duas opções na Rota do Imigrante

Os outros dois passeios estão ligados à Rota do Imigrante. O turista pode optar por um tour cultural, com roteiro que une belas paisagens, cultura e gastronomia. O roteiro inclui café na casa da Oma – residência construída na década de 40, e que ainda conta com mobiliário original – e visita ao sítio do Opa – no qual o grupo é levado de trator até o local.

Já a segunda opção de tour pela rota é a de sabores coloniais, que inclui visitação a fábricas de alimentos locais que produzem geleia, conservas, cachaça e ovos. Segundo o empresário Peter Volkmann, proprietário da agência que comercializa e opera as viagens, a expectativa sobre os novos passeios é boa. “Pomerode tem potencial para oferecer um turismo de experiência diferente. Queremos que os visitantes sintam como era na época em que nossos imigrantes chegaram aqui. É como se voltassem na história”, avalia.

Para participar de qualquer rota é necessário fazer a reserva antecipada através do telefone (47) 9 9186-6723.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE